O Festival Arte Serrinha está entre os indicados para receber a mais importante premiação do setor cultural do estado de São Paulo, o Prêmio Governador do Estado.
Nesta edição, foram indicados cinco finalistas para cada uma das 15 categorias. O Arte Serrinha concorre na categoria “Mostras, festivais, mercados e eventos culturais”, ao lado do Pixel Show, do Big Festival, do ExpoCine e do Encontro de Congada e Moçambique de Lagoinha
As indicações dos nomes escolhidos foram feitas pelo secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, do presidente do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa, Eduardo Saron, e do Presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat, Carlos Faggin, entre outros.
A cerimônia de entrega dos prêmios acontece na próxima segunda, 13, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado.
O Prêmio Governador do Estado foi criado na década de 1950 para premiar os melhores em diversas áreas culturais: cinema, teatro, música e literatura. Concedido pelo Conselho Estadual de Cultura do estado de São Paulo, o prêmio foi extinto na década de 1990 e retomado em 2010. Tem como objetivo reconhecer e homenagear pessoas, obras, grupos e entidades que se sobressaíram nos principais campos da cultura e da arte no estado.

O Festival Arte Serrinha é hoje um dos mais consagrados e tradicionais eventos dedicados à arte no calendário de São Paulo e neste ano de 2021 completou duas décadas de história. Para celebrar esta importante marca, ganhou uma exposição retrospectiva que ficou em cartaz entre outubro e novembro, no Centro Cultural Teatro Carlos Gomes, em Bragança Paulista.
O curador e idealizador Fábio Delduque relembra a origem do festival. “Era o início do novo milênio, muitos sonhos estavam brotando com força em mentes que vislumbravam um novo tempo que pudesse inspirar perspectivas mais humanas e sustentáveis para nossa civilização. Em parceria com meus irmãos Marcelo Delduque e Carlão de Oliveira fizemos no ano de 2002 o primeiro Festival Arte Serrinha, iniciando assim um projeto que tem como premissa a integração com todas as artes possíveis, com a natureza e também com os assuntos mais urgentes do nosso tempo.
O Festival também tem o mérito de alavancar a cultura e o turismo na região bragantina além de inspirar diversas outras iniciativas que se deram a partir desta bem sucedida empreitada.

0 Comentários