news-details
Cultura

Festival de Inverno entra em sua última semana e continua agitando Bragança Paulista

Esta é a última semana do 17º Festival de Inverno de Bragança Paulista. Até o momento, já foram realizadas aproximadamente 90 atrações culturais gratuitas para a população. No último final de semana, ocorreram várias atividades que foram sucesso de público com muita música, oficinas, teatro e diversas manifestações artísticas.

Na sexta-feira, 20, a Casa da Cultura recebeu o espetáculo “Los Truqueros – um novo conceito em show de palhaços”, realizado pelo grupo Trupe Banana’s. Durante a apresentação, centenas de pessoas puderam se divertir com a alegria e irreverência dos palhaços. Enquanto isso, na Praça Raul Leme, a Banda Freddy Groovers trouxe clássicos da música brasileira, com arranjos autorais e músicas próprias do grupo.

Outra atração foi realizada na Associação Nipo-Brasileira: o Festival de Dança Árabe “Pérolas do Oriente”, que reuniu competições, apresentações e shows musicais no sábado e no domingo. Já quem passou sábado pelo Calçadão, no Centro, pôde prestigiar a Banda Folk Como Ocê Gosta, um coletivo musical que divulga o trabalho autoral de músicos e compositores da Região Bragantina. No Mercado Municipal, aconteceu o show Duo Rita Correa e Matheus Grossi, que apresentaram canções de gêneros como bossa-nova, jazz, gospel e pop rock. Enquanto isso, na Praça Raul Leme, a Banda Sanfonias proporcionou um show de chorinhos, MPB e Forró e, na Vila Aparecida, aconteceu a tradicional roda de samba. Houve, ainda, a apresentação dos resultados das oficinas realizadas, no fim da tarde, no Festival de Arte Serrinha.

Após as 20h, a Praça Raul Leme contou com mais uma feira noturna de artesanato e intervenção artística do grupo Magic Street Dance, que antecedeu o show da Banda Blues Beatles, que encantou com os arranjos de blues e soul groove e as músicas do grupo britânico Beatles. Ao final da noite, milhares de pessoas de Bragança e região prestigiaram o show da Banda Rosa de Saron, na Arena do Lago do Taboão. Com 30 anos de estrada, a banda apresentou músicas que marcaram a carreira e de seu novo trabalho.

No domingo, o Festival de Inverno começou mais cedo: a partir das 7h, centenas de fiéis se reuniram para a tradicional Caminhada dos Amigos de São Tiago de Bragança. Já na Zona Norte da cidade, outras centenas de pessoas se reuniram para prestigiar shows de sertanejo raiz: o primeiro com Orlando e Luizinho e, em seguida, a tradicional dupla Cacique e Pajé. Na Praça Raul Leme, Guga Vasconcelos fez o show de lançamento do seu novo álbum e o caricaturista Douglas Almeida fez o desenho dos rostos das pessoas.

À tarde, a Orquestra de Violino Experimental “Quebra Corda” – projeto da Prefeitura de Bragança Paulista – comandada pelo maestro Roberto Marin, reuniu 40 alunos para a apresentação na Feira de Artesanato, do Lago do Taboão. No Ciles do Lavapés, ocorreu a 3ª edição do Projeto Essência Urbana, um movimento cultural que reuniu apresentações de DJs, grupos de Rap, dança, batalha de skate e rimas, oficinas e exposições de arte. Na Praça José Bonifácio, o Instituto Entrando em Cena realizou a ação “Brincar de Circo: Vivência e Performances Artísticas, por três horas e, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), houve a apresentação do teatro infantil “Em busca da felicidade encantada”.

Devido à temperatura, o Encontro de Bateras que aconteceria no Lago do Taboão foi transferido para a Praça Raul Leme, onde 15 bateristas tocaram diversas músicas em sincronia. Em seguida, houve a feira noturna de artesanato, show de mágica com Pina Magic Show e apresentação musical da cantora Érica Pinna, artista que já trabalhou com grandes nomes da música brasileira e trouxe, ao lado de sua banda, músicas autorais e sucessos da MPB.

Agora, em sua quarta semana, o festival segue com vasta programação. Na última terça, 24, ocorreu o Happy Hour Gastronômico + MPB Pop, no Clube Literário e oficina de dança, no Centro Cultural Geraldo Pereira. Nesta quarta, 25, acontece o Canja com Canja, na Cripta da Igreja Catedral. Na quinta-feira, 26, haverá o show de Stand Up Comedy “Ary Toledo 5.3”, no Clube de Regatas Bandeirantes.

Na sexta-feira, 27, ocorre, às 20h, a apresentação teatral “Volta ao Mundo”, na Casa da Cultura e, no mesmo horário, intervenção artística, na Praça Raul Leme. Às 21h, acontece a apresentação de Filó Machado, na Praça Raul Leme.

No sábado, 28, acontecem diversos eventos: às 10h, Desenhando Choro, no Calçadão; às 11h, apresentação da Orquestra Violeiros do Rio Jaguari, no Mercado Municipal; às 11h, show de Diego de Leon Homem Banda, na Praça Raul Leme; às 15h, Oficina de Dança Orgânica, no Jardim Público; às 17h, apresentação Galo Convida, com Fabinho Prado e o samba de todos os tempos, na Praça da Vila Aparecida; às 20h, Feira Noturna de Artesanato e Dança de Rua Mané Boneco - SESC, na Praça Raul Leme; às 21h, abertura com Trupe DuArte, na Arena do Lago e, em seguida, show com Ana Cañas, no mesmo local.

No domingo, 29, último dia do festival, também haverá diversas atrações. Pela manhã, às 11h, ocorre a apresentação Zé da Gente e a presença de caricaturista na Praça Raul Leme; enquanto a Banda Raiz de Fole se apresenta na Feira da Amizade. Às 12h, Luciano Júnior marca presença no Centro de Artesanato; às 15h, acontece o Teatro Infantil, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e às 16h, a Banda KZA 55 estará no Ciles do Lavapés. À noite, ocorrem, às 20h, na Praça Raul Leme, a Feira Noturna de Artesanato e o Pina Magic Show. O encerramento do festival se dará às 20h com show de Rodrigo José, também na Praça Raul Leme.

Participe!

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image