Fotos: Arquivo
news-details
Religião

Fiéis celebram novena em homenagem a Santa Paulina

Bragança Paulista celebra, neste domingo, dia 9 de julho, o Dia de Santa Paulina, reconhecida como a primeira santa brasileira e com parte de sua vida dedicada à comunidade bragantina. No último dia, 30, teve início, na Igreja Sé Catedral, uma novena em louvor à santa que termina neste sábado, 8.

Para amanhã, 9, Dia de Santa Paulina, está programada uma procissão, que terá início na Capela do Senhor Bom Jesus dos Passos, localizada na Santa Casa, às 15h30, seguindo em direção à Igreja Matriz Sé Catedral, que fica na Praça Central da cidade. Os devotos serão recebidos pelo bispo diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo, que celebrará uma missa às 16h. Neste domingo, não haverá a missa das 17h, na Igreja do Rosário.

BARRACAS

A programação festiva em celebração do Dia de Santa Paulina, com as tradicionais barracas que oferecem pastel, pizza, vinho quente, quentão, bolo de mandioca recheado, doces e muito mais, acontece neste final de semana sempre depois das 16h, na Praça Central.

TRAJETÓRIA DA SANTA

Nascida em 1865, na Itália, com o nome de batismo de Amabile Lucia Visintainer, Santa Paulina migrou com sua família em 1875 para o Brasil, país que adotou como sua pátria, estabelecendo-se em Nova Trento-SC.

Desde criança, ajudou na paróquia da cidade, engajada na vida pastoral e social. Em 1890, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, da qual, em 1903, foi eleita superiora geral. Nesse mesmo ano, foi para São Paulo, para cuidar de ex-escravos, idosos e crianças órfãs.

Já em 1909, quando a congregação cresceu nos estados de São Paulo e Santa Catarina, foi deposta do cargo de superiora geral pela autoridade eclesiástica e enviada para Bragança Paulista, para cuidar de doentes e asilados. Anos depois, em 1918, foi chamada para viver na sede geral da congregação.

Santa Paulina morreu aos 76 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 9 de julho de 1942, com fama de santidade, pois viveu em grau heroico as virtudes de fé, esperança e caridade.

Foi canonizada pelo Papa João Paulo II, em 19 de maio de 2002, na Praça de São Pedro, no Vaticano, e passou a ser chamada de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Atualmente, o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento-SC, recebe milhares de visitantes ao mês.

Em Bragança Paulista, a imagem da Santa está localizada na região central da cidade, na Avenida Antônio Pires Pimentel (confluência com a rua Viscondessa da Cunha Bueno).

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image