Hoje, a sugestão que repasso é o tempero para os filés de tilápia que vi numa receita pela internet, testei e, como deu certo, vale a pena compartilhar.
Em geral, só passava sal nos filés e empanava na farinha de trigo. Bastante simples, mas, para quem gosta do peixe, é o ideal.
Experimentei, esta semana, com os filés de tilápia fresquinhos que um grande amigo da família, o Jair Diniz, está vendendo (deixo o contato abaixo), a nova dica de prepará-los. Ele pesca, limpa o peixe, retira os filés e vende fresquíssimo; é superconfiável, visto que, no caso de alguns já congelados, fica difícil saber a procedência e a validade.
Na receita, os temperos vão na farinha de empanar e isso faz toda a diferença, além de ser muito prático e saboroso.
O trabalho fica por conta da fritura, mas tem a opção de fazê-los no forno, bastando untar o pirex e espalhar os filés para colocar no forno.
CONTATO – JAIR DINIZ
(11) 9 7847-7915
Filés de tilápia ou inteira limpa - Bagres inteiros limpos
Receita
Meio quilo de filés de tilápia
Caldo de um limão
Um pouco de sal para passar rapidamente nos filés
1 xícara (chá) de farinha de trigo
Meia xícara (chá) de fubá
1 colher (sobremesa) de páprica defumada
1 colher (sobremesa) de orégano
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sobremesa) de pimenta
3 dentes de alho picadinhos
Óleo o suficiente para fritar
Passe o limão nos filés, salgue um pouco cada um e reserve.
Num pirex, coloque as farinhas e o restante dos ingredientes e, com uma colher, misture bem, deixando uma mistura homogênea.
Passe cada filé nessa farinha temperada de modo que o cubra totalmente. Frite um a um em óleo quente.
Sirva com salada de folhas ou de pepinos, como eu fiz.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários