No início da semana, o governo estendeu a quarentena por mais 15 dias em todo o estado de São Paulo, portanto, as restrições quanto ao isolamento social e funcionamento de estabelecimentos se mantém durante este período. “A prorrogação da quarentena será feita no estado de São Paulo do dia 8 a 22 de abril. Quero recomendar aos prefeitos (as), que terão o dever e obrigação de seguir nas suas cidades as orientações do governo, isso é constitucional. Nenhuma aglomeração, de nenhuma espécie, em nenhuma cidade ou área do estado será admitida. As guardas civis municipais e a Polícia Militar deverão agir, para que imediatamente possa haver a dissipação de qualquer movimento ou aglomeração de pessoas”, en-fatizou o governador do estado de São Paulo João Dória, em pronunciamento oficial.
Com o intuito de buscar melhores alternativas para orientar comerciantes, proprietários e responsáveis de estabelecimentos, assim como a população em geral, na tarde dessa quarta-feira, 8, a Administração Municipal se reuniu com representantes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Estiveram presentes o secretário especial de Gabinete Jocimar Bueno do Prado, o secretário de Segurança e Defesa Civil Dorival Francisco Bertin, o Major Comandante Interino do 34º BPM/I Luís Liberato do Nascimento, a Capitã e Coordenadora Operacional do 34º BPM/I Viviane Santana, e o deputado estadual Edmir Chedid, que fez observações sobre as orientações emitidas pelo estado.
Durante a reunião, foram alinhadas condutas e posturas para conscientizar da melhor maneira a população em geral nas ações conjuntas entre GCM e PM, quanto ao enfrentamento a pandemia do coronavírus (Covid-19) e as medidas que vêm sendo adotadas, para cumprimento às determinações dos decretos em âmbito municipal e estadual.
O principal objetivo da ação conjunta é a orientação e convencimento de pessoas e estabelecimentos em descumprimento aos decretos, a notificação formal, se necessário e em caso de comércio ou similares o fechamento do local. Em caso de reincidência e não cumprimento das orientações será feita a condução ao Plantão Policial para elaboração de boletim de ocorrência por colocar em risco a saúde pública.
A fiscalização com as orientações se faz intensa e necessária nas próximas semanas para coibir focos de aglomerações, tendo em vista a demanda nas agências bancárias e casas lotéricas tanto do lado de fora, quanto dentro destes locais, por conta do 5º dia útil de pagamento e da liberação do benefício de auxílio do governo nos próximos dias.
É muito importante que a população colabore, que siga respeitando as medidas e que evitem situações que coloquem em risco a saúde de mais pessoas, para então diminuir a proliferação do vírus e todos voltarem às suas rotinas normalmente. Em caso de denúncias, a população deve entrar em contato pelos telefones 190, da Polícia Militar, 153, da Guarda Civil Municipal ou, ainda, (11) 4603-1880 e (11) 4035-7474.
0 Comentários