Fotos: Karina Iliescu
news-details
Cultura

Fotógrafa Karina Iliescu apresenta exposição “Trabalhadores” a partir de domingo em Atibaia

Obras estarão instaladas em pontos estratégicos da cidade

De 30 de novembro até 31 de janeiro, o público de Atibaia — e quem visitar a cidade — poderá conferir a exposição fotográfica Trabalhadores, de Karina Iliescu.

A fotógrafa e documentarista retratou, desde fevereiro de 2025, trabalhadores que vivem jornadas de 12 horas sem folga, enfrentam destinos incertos pela informalidade, passam por acidentes no trabalho, idosos que se aposentam mas continuam trabalhando, migrantes e imigrantes, mães solo, trabalhadores da cultura e do campo, além de profissionais contratados pelo regime CLT.

O que a exposição revela é que, embora sejam diferentes áreas de atuação, quase todos carregam sintomas em comum: endividamento, baixos salários e o alto custo de vida, que leva a uma dependência financeira permanente.

“Se tudo o que temos, vemos nessas ruas e consumimos passa pelas mãos dos trabalhadores, por que a riqueza é uma realidade tão distante?”, propõe a artista com o trabalho fotográfico.

A exposição urbana propõe o diálogo entre arte e cotidiano e estará distribuída em pontos estratégicos da cidade de Atibaia. As obras serão acompanhadas por um mapa digital que indicará todos os locais de instalação e poderá ser acessado por meio de um QR Code. Além disso, cada fotografia contará com audiodescrição.

O público poderá apreciar o trabalho de Karina Iliescu na rotina do dia a dia ou realizar uma verdadeira tour por cada instalação, mergulhando na proposta da fotógrafa. Os locais de Atibaia que recebem as obras são:

 - Escadão da Via Sacra — parede de pedras

 - Terminal Rodoviário do Centro — espaço interno

 - Centro Cultural Reginaldo Ângelo Ferreira (Av. Jerônimo de Camargo) — parede externa lisa

 - Muro da Jerônimo de Camargo

 - Casa do Samba — parede externa

 - Terminal Rodoviário Jardim Imperial — parede externa

Karina Iliescu é fotojornalista, documentarista e professora. É formada em Tecnologia em Fotografia pelo Senac Lapa Scipião e, atualmente, leciona no curso de fotografia da UNIFAAT. Possui colaborações em reportagens, documentários e ensaios fotográficos em diferentes veículos de informação nacionais e internacionais. Cursou os níveis I e II da VII Academy e realizou a capacitação em ambientes hostis (HEFAT) pela IWMF, na Cidade do México. É roteirista e diretora do curta-metragem “Pra não deixar o samba morrer” (2024).

Seus projetos abordam questões relacionadas aos direitos humanos, às violações enfrentadas por grupos historicamente marginalizados, à condição dos trabalhadores e à proteção do meio ambiente. Foi premiada pelo projeto Especial Mata Atlântica, do MIS (2025).

A exposição Trabalhadores é um projeto realizado por meio do Chamamento Público para Seleção de Projetos para firmar termo de execução cultural, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), e segue em desenvolvimento de forma independente.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image