A programação do 18º Cardápio Underground continua: desde sexta, 5, o filme “Abjetas 288” está no ar pelo Vimeo da Edith Cultura e fica disponível até terça-feira, 9, dia em que Júlia da Costa e Renata Mourão, diretoras do curta-metragem, e a pesquisadora em comunicação Milene Migliano participam de um bate-papo com o tema “Ficções Visionárias para Fabular Futuros”, tendo o próprio “Abjetas 288” como disparador de discussões e provocações. A conversa acontece na terça-feira, 19h, por meio do canal do YouTube da Edith.
Em “Abjetas 288”, as protagonistas Joana e Va-lenza iniciam uma jornada por uma Aracajú distópica e futurista, cheia de elementos visuais e sonoros que remetem a alegorias críticas sobre muitos assuntos, como consumo, especulação imobiliária, poluição e territo-rialidade, trazendo cenários, figurinos e objetos cenográ-ficos feitos de materiais reaproveitados do lixo. O bate-papo sobre o filme, com o título “Ficções Visionárias para Fabular Futuros”, convida as diretoras junto à pesquisadora para conversar entre si e com o público sobre como o cinema tem o poder de criar novos mundos, além de questões como a produção cinematográfica no Nordeste e a presença de outros corpos em cena.

ulia da Costa nasceu em Curitiba (PR), mas reside em Aracaju onde realizou sua graduação em Cinema na Universidade Federal de Sergipe e é editora e realizadora. Desde 2016 participou de vários projetos dentro e fora da universidade, compondo equipes em diferentes funções dentro do cinema. Hoje se especializa em montagem, mas continua flertando com a criação de roteiros e direção. Gosta de contar histórias.
Atualmente está trabalhando na distribuição do curta “Abjetas 288”, projeto escrito, dirigido e montado em parceria com Renata Mourão. Também está no processo de pós-produção do projeto “Boneca Careca”, no qual cumpre as funções de roteirista, diretora, produtora executiva e editora.
Renata Mourão é paulistana radicada em Aracaju, graduada em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Sergipe. Como artista, suas produções partem da literatura poética, ilustração e modelagem, conversando com as áreas de roteiro, montagem e direção. Atuou na produção de diversos curtas-metragens universitários, e atualmente seu foco está na roteirização e produção de pequenas obras para experimentações audiovisuais. Neste momento, está em distribuição o curta "Abjetas 288", co-roteirizado, dirigido e montado junto a Júlia da Costa, e premiado como melhor curta-metragem no 24º Mostra de Cinema de Tiradentes.
Milene Migliano é pós-doutoranda no Grupo de Pesquisa Juvenália: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero em comunicação e consumo, no PPGCOM ESPM-SP. Doutora em Processos Urbanos Contemporâneos pelo PPGAU – UFBA, mestre em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pelo PPGCOM – UFMG e jornalista com formação complementar em cinema, também na UFMG, tem se engajado desde 2003 em diversos festivais de cinema que articulam contextos singulares de universidades públicas, como o forumdoc.bh e a UFMG, o FIDÉ e a Paris VIII, o Cachoeira.doc e a UFRB, o Festival Mimoso de Cinema, com a UFRB e a UFOB, o F.EST.A e a UFSB, o Cinema Urbana e a UNB, entre outros. É da Associação Filmes de Quintal, que organiza o forumdoc.bh, e do Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Arte, da UFRB. Investiga práticas contra-hegemônicas ativistas, transfeministas, marginais, sempre em contextos urbanos, inclusive na internet. É pesquisadora do GT Infâncias e Juventudes da CLACSO, Conselho Latino Americano em Ciências Sociais.

Bate-papo “Ficções Visionárias para Fabular Futuros”, com Júlia da Costa, Renata Mourão e Milene Migliano, pelo canal do YouTube da Edith: https://www.youtu be.com/EdithCultura.
“Abjetas 288” (Dir. Júlia da Costa e Renata Mourão) estará disponível no Vimeo da Edith Cultura até 9/11. Assista pelo link: https://vimeo.com/showcase/8718111
.jpg)
0 Comentários