Arte: Julia Valiengo
news-details
Cultura

Futurismo, distopias e cinema são os temas do próximo debate do 18º Cardápio Underground

A programação do 18º Cardápio Underground continua: desde sexta, 5, o filme “Abjetas 288” está no ar pelo Vimeo da Edith Cultura e fica disponível até terça-feira, 9, dia em que Júlia da Costa e Renata Mourão, diretoras do curta-metragem, e a pesquisadora em comunicação Milene Migliano participam de um bate-papo com o tema “Ficções Visionárias para Fabular Futuros”, tendo o próprio “Abjetas 288” como disparador de discussões e provocações. A conversa acontece na terça-feira, 19h, por meio do canal do YouTube da Edith. 

Em “Abjetas 288”, as protagonistas Joana e Va-lenza iniciam uma jornada por uma Aracajú distópica e futurista, cheia de elementos visuais e sonoros que remetem a alegorias críticas sobre muitos assuntos, como consumo, especulação imobiliária, poluição e territo-rialidade, trazendo cenários, figurinos e objetos cenográ-ficos feitos de materiais reaproveitados do lixo. O bate-papo sobre o filme, com o título “Ficções Visionárias para Fabular Futuros”, convida as diretoras junto à pesquisadora para conversar entre si e com o público sobre como o cinema tem o poder de criar novos mundos, além de questões como a produção cinematográfica no Nordeste e a presença de outros corpos em cena. 

SOBRE AS CONVIDADAS

ulia da Costa nasceu em Curitiba (PR), mas reside em Aracaju onde realizou sua graduação em Cinema na Universidade Federal de Sergipe e é editora e realizadora. Desde 2016 participou de vários projetos dentro e fora da universidade, compondo equipes em diferentes funções dentro do cinema. Hoje se especializa em montagem, mas continua flertando com a criação de roteiros e direção. Gosta de contar histórias.

Atualmente está trabalhando na distribuição do curta “Abjetas 288”, projeto escrito, dirigido e montado em parceria com Renata Mourão. Também está no processo de pós-produção do projeto “Boneca Careca”, no qual cumpre as funções de roteirista, diretora, produtora executiva e editora.

Renata Mourão é paulistana radicada em Aracaju, graduada em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Sergipe. Como artista, suas produções partem da literatura poética, ilustração e modelagem, conversando com as áreas de roteiro, montagem e direção. Atuou na produção de diversos curtas-metragens universitários, e atualmente seu foco está na roteirização e produção de pequenas obras para experimentações audiovisuais. Neste momento, está em distribuição o curta "Abjetas 288", co-roteirizado, dirigido e montado junto a Júlia da Costa, e premiado como melhor curta-metragem no 24º Mostra de Cinema de Tiradentes.

Milene Migliano é pós-doutoranda no Grupo de Pesquisa Juvenália: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero em comunicação e consumo, no PPGCOM ESPM-SP. Doutora em Processos Urbanos Contemporâneos pelo PPGAU – UFBA, mestre em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pelo PPGCOM – UFMG e jornalista com formação complementar em cinema, também na UFMG, tem se engajado desde 2003 em diversos festivais de cinema que articulam contextos singulares de universidades públicas, como o forumdoc.bh e a UFMG, o FIDÉ e a Paris VIII, o Cachoeira.doc e a UFRB, o Festival Mimoso de Cinema, com a UFRB e a UFOB, o F.EST.A e a UFSB, o Cinema Urbana e a UNB, entre outros. É da Associação Filmes de Quintal, que organiza o forumdoc.bh, e do Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Arte, da UFRB. Investiga práticas contra-hegemônicas ativistas, transfeministas, marginais, sempre em contextos urbanos, inclusive na internet. É pesquisadora do GT Infâncias e Juventudes da CLACSO, Conselho Latino Americano em Ciências Sociais.

 

 

SERVIÇO

Bate-papo “Ficções Visionárias para Fabular Futuros”, com Júlia da Costa, Renata Mourão e Milene Migliano, pelo canal do YouTube da Edith: https://www.youtu be.com/EdithCultura.

“Abjetas 288” (Dir. Júlia da Costa e Renata Mourão) estará disponível no Vimeo da Edith Cultura até 9/11. Assista pelo link: https://vimeo.com/showcase/8718111

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image