Com a finalidade de expandir programas e projetos sociais, o governo do estado confirmou, para setembro, o anúncio do pacote de benefícios a Bragança Paulista. A iniciativa, que contempla reivindicação do deputado Edmir Chedid (DEM), também beneficiará municípios do entorno, como Atibaia, e o Circuito das Águas, conforme proposta do parlamentar.
A confirmação ocorreu na última terça-feira, 27, durante reunião entre Edmir Chedid e o governador em exercício do estado, Rodrigo Garcia (DEM), realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, na zona sul da capital. Participaram, ainda, o prefeito e vice-prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid e Amauri Sodré.
O pacote de benefícios está sendo elaborado a partir dos requerimentos do parlamentar, que tratam sobre a manutenção e a ampliação dos serviços públicos estaduais a Bragança Paulista. “Estas reivindicações constam da Carta Aberta que entreguei ao então candidato João Doria sobre melhorias em áreas fundamentais, como emprego, habitação, infraestrutura, saúde e segurança pública”, afirmou Edmir.
Na Carta Aberta, entregue durante evento em Bragança Paulista, em julho do ano passado, o deputado também destacou a preocupação com os demais municípios que integram o Circuito das Águas e a Região Bragantina. “Este documento foi essencial e importante para que o Poder Executivo, por meio das secretarias de estado, pudesse definir as prioridades da região”, explicou.
Além da Carta Aberta, Edmir Chedid já tinha reafirmado nos últimos meses a importância dos requerimentos ao governo estadual em diversas ocasiões. Numa delas, durante a inauguração de obras em Bragança Paulista, em março deste ano, conseguiu a aprovação do repasse de R$ 9,9 milhões a municípios do interior. “Isso demonstra que nossa atuação já resultou em benefícios diretos”, disse.
Depois da reunião, o governador em exercício garantiu que a iniciativa adotada em benefício de Bragança Paulista e região contempla programas de desenvolvimento das políticas públicas ao interior paulista. Nesse sentido, complementou Rodrigo Garcia, a colaboração do parlamentar foi “muito importante por facilitar a identificação de problemas que diretamente afetam o cidadão e os turistas”.
“O deputado conseguiu apresentar ao governo um relatório detalhado sobre as principais dificuldades que os cidadãos e os turistas encontram na região. Este relatório serviu de base à formulação de políticas públicas que, em setembro, deverão ser anunciadas à comunidade. A ideia é garantir mais investimentos a Bragança Paulista e para os demais municípios”, destacou o governador em exercício, que assumiu o governo diante da viagem de João Doria à Alemanha.
BENEFÍCIOS À SAÚDE EM BRAGANÇA PAULISTA
A secretária municipal de Saúde, Marina de Oliveira, esteve em reunião com o secretário de estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, em São Paulo, em audiência agendada pelo deputado estadual Edmir Chedid, que também esteve presente.
Na oportunidade, foram reforçados pleitos como a construção do Hospital Regional, instalação de uma unidade da Rede Lucy Montoro, ampliação do Ambulatório de Especialidades da cidade de Atibaia em AME+ (AME Cirúrgico), doses de vacina contra o sarampo, recursos para as obras de reforma do Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici, já que o prédio pertence ao estado, entre outros.
“Agradeço ao secretário de estado da Saúde por nos receber e também ao deputado estadual Edmir Chedid, que marcou essa reunião. Mais uma vez, pudemos apresentar as nossas reivindicações. Além disso, salientei a preocupação do município com o aumento de casos suspeitos de sarampo, para que o estado reforce os lotes de vacinas a Bragança”, falou a secretária Marina.
Ao término, o secretário de estado José Henrique disse que a intenção é atender aos pedidos feitos na reunião, e que para o Hospital Regional, será feito um estudo de pertinência e prioridades. Já para a Rede Lucy Montoro, foi criado um comitê gestor que está avaliando as unidades já existentes, bem como as regiões do estado de São Paulo que necessitam desses serviços. “Para o próximo ano, teremos algumas novas unidades e também a questão do tipo de patologia que ela irá oferecer em atendimento”, declarou.
“Saio da audiência muito otimista! O Dr. José Henrique Germann Ferreira é alguém que assumiu a Secretaria de Saúde numa crise muito grande, inclusive financeira e orçamentária, tem colocado a casa em dia, ele é muito direto e transparente, uma pessoa que tem dado uma atenção especial para a nossa região como um todo”, expressou o deputado estadual Edmir Chedid, que também ressaltou outros assuntos tratados em audiência, como as reuniões que o estado tem feito periodicamente com os secretários de Saúde da região, sobre internações, vagas de cirurgias, redução de filas e solicitação de mais vacinas. O parlamentar afirmou que o governo federal não tem repassado as vacinas para o estado, mas se comprometeu a buscar uma solução para a região.
Para o Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici, o deputado lembrou que a unidade foi construída há 45 anos, sendo de propriedade do governo estadual, e que a última pintura ocorreu na Administração Jesus Chedid/ Amauri Sodré, por volta do ano 2000. “De lá pra cá nada se fez! O prédio foi interditado, o andar inteiro. O prédio é do estado e a Prefeitura pretende reformar tudo, porque a Prefeitura usa uma parte e o estado, a outra”, falou. Ele propôs uma parceria ao secretário estadual, em que a Prefeitura de Bragança faria a reforma do prédio, que custa cerca de R$ 1.800,000, e o estado entraria com valor igual ou menos. “É uma proposta que ele achou viável, esperamos que ele dê retorno na semana que vem, quando teremos mais uma reunião”, informou.
0 Comentários