Depois de uma década de luta, o sonho da casa própria se tornou realidade para 168 famílias carentes, que receberam, na manhã da última quarta-feira, 12, as chaves de suas moradias populares, conquistadas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, construídas com investimentos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), do governo federal e do Programa Casa Paulista, do governo estadual, tendo como entidade organizadora o Grupo de Saúde Raios de Sol, em parceria com a Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista (Acohab).
Foi uma manhã inesquecível, não só para as famílias contempladas com as chaves dos apartamentos do Bragança Paulista J, como para os responsáveis diretos pela conquista e construção desse empreendimento, que são os membros do Grupo de Saúde Raios de Sol e da Acohab, representados por Antônia Francisco (Toninha) e Cláudio Firmino (Claudinho), do grupo Raios de Sol, Bruno Leme, presidente da Acohab, Rodrigo Duarte, arquiteto, urbanista e responsável técnico pela construção dos apartamentos, além do Mateus Cruz, assessor técnico, e Marilene Elena da Silva Mendes Santos, assistente social da entidade.
A Prefeitura de Bragança Paulista, responsável pela doação de uma área de 14.235,09 m², na qual os prédios foram construídos, foi representada no evento pelo prefeito Jesus Chedid e pelo vice-prefeito Amauri Sodré. Também estiveram presentes o gerente regional de governo da Caixa Econômica Federal em exercício, Leonardo Carlos Barbosa, o secretário de Habitação do estado de São Paulo, Flávio Amary, além de vereadores e secretários da Administração Municipal, bem como os familiares das 168 famílias contempladas.
Todas as pessoas que participaram direta e indiretamente na construção desse empreendimento fizeram o uso da palavra para agradecer e expressar sua alegria.
O condomínio Bragança Paulista J está localizado entre o Bragança E, Henedina Cortez e Águas Claras, na Avenida 8 de maio.

TRABALHO DO GRUPO RAIOS DE SOL E ACOHAB
De acordo com Bruno Leme, presidente da Acohab, para a conclusão desse importante empreendimento, foi necessária a parceria entre as entidades. Durante esse processo, as instituições promoveram o diálogo com o governo federal, para a contratação do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades; com o governo do estado de São Paulo, para a solicitação do aporte do Casa Paulista; com a CDHU, e com a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, para a formalização e efetivação da doação do terreno. As pessoas contempladas são todas associadas ativas das entidades. Paralela à construção dos apartamentos, as famílias participaram do trabalho técnico-social desenvolvido pela Acohab, com o escopo de fomentar o conceito de propriedade do imóvel, promover o conceito de organização familiar financeira, fomentar a relação de comunidade e boa vizinhança entre os envolvidos e conhecimentos básicos de moradia em condomínio, além dos cursos profissionalizantes, como manicure e pedicure, cabeleireiro, maquiagem profissional e design de sobrancelha. Foram 16 meses de intervenção direta e indireta com as famílias, resultando em mais de três mil folhas de relatórios entregues para a instituição financeira fiscalizadora do programa, a Caixa Econômica Federal.
Em relação à obra, sua finalização ocorreu no final de outubro de 2019. Em novembro, passou pela fiscalização do Corpo de Bombeiros, da Caixa e pela Prefeitura Municipal, que emitiu o habite-se no dia 8 de janeiro deste ano.
Com todas as etapas concluídas, as entidades deram entrada na averbação final do empreendimento, o que autorizou a sua entrega aos beneficiários. “O trabalho não para e a Acohab já tem mais dois projetos para serem aprovados junto à Prefeitura, sendo o Condomínio Elis Regina & Renato Russo”, finalizou o presidente da Acohab, Bruno Leme.
0 Comentários