Foto: Secom
news-details
Saúde

Hemonúcleo precisa de doadores; saiba como ajudar

A pandemia do coronavírus impactou nas doações de sangue do Hemonúcleo Regional do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF). De acordo com a assessoria do hospital, o setor está operando com 60% da capacidade.

Segundo Bruno Benites, médico responsável técnico do hemonúcleo, o isolamento social tem provocado baixa nos estoques de bolsas de sangue e “agora, mais do que nunca, o setor precisa da solidariedade dos doadores. Estamos preparados para atender os doadores de forma segura, com agendamento das doações, controle de entrada e cuidado ainda maior com a limpeza. Todos os indivíduos com mais de 18 anos e 50kg, em boas condições de saúde podem doar”, informou.

O hemonúcleo tem recebido doadores da Campanha #DesafioSangueSolidário, realizado em parceria com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Até o momento, 42 profissionais das Forças de Segurança participaram, sendo agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros de Atibaia.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), apenas 1,8% da população brasileira doa sangue com regularidade, índice abaixo dos 2% recomendado.

Doar sangue demora, em média, de 60 a 75 minutos, e uma única bolsa de sangue de 450 ml pode salvar a vida de até três pessoas.

O sangue não é utilizado apenas em cirurgias: as hemácias são utilizadas em traumas, anemias e em casos de doenças falciforme; as plaquetas são usadas em tratamentos oncológicos e transplantes de órgãos; o plasma é usado em pacientes com queimaduras, choque e distúrbios de coagulação.

 

SEJA DOADOR

É importante que a pessoa esteja em boas condições de saúde; tenha entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pese no mínimo 50kg; esteja alimentada e descansada.

Não podem doar aqueles que tiveram resfriado (aguardar sete dias); gestantes ou puerpérias; mulheres lactantes; quem ingeriu bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e quem tomou vacina contra a gripe recentemente.

O Hemonúcleo Regional funciona de segunda-feira a sábado, exceto em feriados, das 7h30 às 13h. Mais informações podem ser obtidas por meio do número: (11) 2490-1240.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image