Foto: Divulgação/Santa Casa
news-details
Saúde

Hospital de Campanha começa a funcionar nesta segunda-feira

Estrutura recebe últimos preparativos para atender pacientes a partir de segunda-feira

O Hospital de Campanha iniciará suas atividades a portas fechadas a partir desta segunda-feira, 20, e receberá pacientes encaminhados da UPA Bom Jesus. Todos os equipamentos para funcionamento do espaço já foram comprados.

Os funcionários que trabalharão na unidade são da Santa Casa e haverá ainda o aproveitamento de pessoal devido ao cancelamento de cirurgias eletivas. Segundo Marina, se for preciso mais profissionais serão contratados. A estrutura física contará com 30 leitos para casos leves e 50 para casos críticos dentro do Complexo Hospitalar.

Segundo informações di-vulgadas pela secretária de Saúde Marina Oliveira, o município tem 147 notificações para coronavírus, sendo 52 casos positivos, 55 descartados e outros 40 em investigação. Há seis pessoas internadas em UTI, duas na Santa Casa, duas pessoas no HUSF, uma pessoa no Hospital Bragantino e outra no Hospital Novo Ati-baia, esta última ainda em investigação. Nas enfermarias há quatro pessoas internadas, sendo duas na Santa Casa e outras duas pessoas no Hospital Universitário São Francisco (HUSF). Outras 17 pessoas seguem em isolamento domiciliar.

A secretária informou que dois óbitos que aguardavam resultados de exames tiveram resultados divulgados, sendo um descartado e o outro confirmado. Trata-se da morte de um homem de 60 anos que tinha doença pulmonar obstrutiva crônica. No total, o município tem 8 mortes confirmadas em decorrência do coronavírus e duas suspeitas, além de 17 pessoas curadas, segundo boletim divulgado na sexta-feira, 17.

Marina aproveitou a oportunidade para recomendar a população que utilize máscaras caseiras ao sair de casa e tenham cuidados de higiene como não entrar com o sapato em casa, fazer higienização do solo com frequência e uso de máscaras para falar com parentes idosos e doentes crônicos.

Ela chamou a atenção para o índice alto de movimentação da população que aponta que 52% ainda está saindo de casa. “A gente precisa que a população faça o seu papel enquanto isso nós aumentamos o número de carros de som que passam orientando sobre cuidados de higiene”.

Questionada sobre eventuais subnotificações, Marina não afirmou se há de fato subnotificação dos casos em Bragança, mas ressaltou que muitas pessoas são assintomáticas e podem transmitir o vírus contribuindo para o distanciamento dos números reais.

Sobre possível reabertura do comércio, informou que o município vem adotando as medidas acatadas pelo governador João Doria e não há previsão para a reabertura.

Ocupação de leitos - A ocupação dos leitos ainda está baixa, dentro daquilo que conseguimos acompanhar na Santa Casa e Hospital Novo Bragantino. Ela informou ainda que Bragança Paulista e os demais 11 municípios da região vão precisar de todos os leitos disponíveis e que se preocupa com o anúncio do governador João Doria sobre realocar pacientes de uma região a outra, caso seja necessário.

Marina disse que tem conversado com a Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Campinas para saber quantos leitos estão disponíveis no HUSF, informação que não tem ciência devido o HUSF ser hospital de referência que recebe verba estadual. Segundo ela, o cenário muda a cada dia de acordo com a elucidação de casos, mas se a cidade continuar com o deslocamento de 52% da população as expectativas não são boas. “Tudo o que fazemos hoje se reflete daqui a 14 dias e pode ser péssimo, letal para algumas pessoas”, afirmou.

Marina agradeceu as empresas que estão doando equipamentos, itens de vestuário, álcool em gel e valores em dinheiro que foram destinados ao Fundo Municipal de Saúde. “Estamos usando essa verba para adquirir máscaras N95 aos nossos profissionais de saúde, doações em materiais de proteção fazemos entrada no nosso almoxarifado e prestamos conta do dinheiro recebido através do Fundo Municipal de Saúde. Ficamos felizes pelas empresas que se preocupam com o enfrentamento a pandemia no nosso município”.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image