Durante coletiva de imprensa online a secretária de Saúde Marina de Oliveira anunciou a construção de um Hospital de Campanha que será implantado no Complexo Hospitalar Santa Casa e contará com 30 leitos novos para atendimento de pacientes positivos de Coronavírus. A entrega está prevista para ocorrer no dia 20 de abril.
Francisco Carlos dos Santos, diretor executivo da Santa Casa, explicou que a direção do hospital entendeu o momento. "O hospital garantiu 50 leitos de internação, porque nós teríamos um total de 80 leitos em condição de atender a baixa e média complexidade. A Santa Casa tem hoje 60% dos casos entre leitos de enfermaria e os especializados de UTI no atendimento ao coronavírus”.
O diretor ressaltou a parceria forte entre a Instituição e a Prefeitura. “Com grande prazer atendemos o objetivo da Instituição filantrópica centenária, não fugiríamos do combate neste momento. Toda a equipe está atendendo e apoiando essas iniciativas, serão mais de 30 profissionais voltados a essa assistência com custo de pessoal em cerca mais de R$ 30 mil por mês. Estamos nos estruturando para corresponder as necessidades da nossa população".
O atendimento continuará sendo feito nas unidades básicas de saúde e se constatado um caso suspeito o paciente será encaminhado de ambulância ao Hospital Municipal de Campanha, que funcionará de portas fechadas. Para tanto, estão sendo investidos R$ 130 mil na implantação, oriundos de recursos próprios da Prefeitura.
Casos confirmados - O município tem 91 casos de Covid-19 (coronavírus), sendo 24 descartados, 26 confirmados e 41 em investigação. Um paciente que estava internado na UTI faleceu na segunda-feira, 6, trata-se de um homem de 63 anos.
Em leitos de UTI estão nove pessoas internadas, sendo dois homens de 79 e 63 anos e uma mulher de 79 anos na Santa Casa; um homem de 78 anos e uma mulher de 35 no Hospital Universitário São Francisco (HUSF) e no Hospital Novo Bragantino há três pessoas, um homem de 54 anos e duas mulheres de 52 e 56 anos.
Durante o pronunciamento, a secretária de Saúde ressaltou a importância do isolamento social que está mantido no município e destacou que a primeira comorbidade relacionada a morte por coronavírus é a hipertensão, a segunda por diabetes e a terceira causa se dá por doenças pulmonares; recomendando às pessoas que fazem parte do grupo de risco se cuidem, tomando todas as precauções de higiene e se resguardem em casa em isolamento.

0 Comentários