Fotos: Yasmin Godoy/Jornal Em Dia
news-details
Geral

Idosos do Centro de Convivência de Pinhalzinho são presenteados em mais uma edição do Natal Solidário

No último sábado, 15, foi realizada, no Centro de Convivência do Idoso São João Batista, em Pinhalzinho, uma festa que tem como objetivo presentear os idosos residentes no local, conhecida como “Natal Solidário”. A campanha, cujo lema é “Faça um vovô ou vovó feliz”, está em sua terceira edição e é uma iniciativa da analista de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, Beatriz Santos, que organiza a mobilização por meio de suas redes sociais e conta com o apoio da comunidade para obter os presentes, escolhidos pelos próprios idosos.

Tudo começou porque o pai de Beatriz, Jorge, gostava muito de ir ao asilo fazer visitas. “Ele ia praticamente todos os dias, até não ter mais condições físicas para ir, com isso, cheguei a levá-lo algumas vezes, mas depois, devido à sua doença, não pude mais levar, pois estava com Alzheimer e chegou a um estágio bem crítico. Infelizmente, ele faleceu no ano de 2016, e então, comecei a pensar o que eu poderia fazer para ajudar os amigos do meu pai”, relembra. Em uma conversa com seu marido, ela teve uma ideia. “Pensei: ‘todo mundo, na época do Natal, se preocupa em fazer festas para as crianças, então vou fazer diferente: vou fazer uma festa para os vovôs e vovós do Centro de Convivência do Idoso’. Então, fui até o asilo, conversei com o responsável e perguntei se eu poderia realizar esse projeto”, acrescenta.

Com a aprovação, ela conta que falou com cada idoso, tirou fotos e perguntou o que cada um gostaria de ganhar. “Alguns, no primeiro momento, tiveram resistência dizendo que não tinham dinheiro para comprar, mas expliquei que não iriam ter que pagar e sim, iriam ganhar os presentes. O primeiro ano foi muito emocionante, pois eu nunca havia sentado com eles individualmente para conversar. Ouvi várias histórias, fiquei surpresa com os presentes simples que pediram e confesso que saí de lá, entrei no carro e chorei muito, pois fiquei muito emocionada”, recorda-se. A partir daí, após alguns dias, publicou as fotos e os pedidos inusitados dos vovôs, com medo de não conseguir nenhum “padrinho” para eles. “Mesmo assim, meu marido disse: ‘se não conseguir, nós compramos, daremos um jeito’. Foi então que publiquei no Facebook e, para minha surpresa, em menos de duas horas, havia conseguido padrinho para todos. Eu fiquei muito feliz, pois superou minhas expectativas”, comenta.

Pelo terceiro ano consecutivo, ela conseguiu realizar com sucesso a festa, que para os idosos, já virou uma tradição. Além dos padrinhos e do auxílio de suas irmãs, Luciana e Luciene, ela conta com a contribuição do Coral Anjo de Deus e da cantora Júlia Baranovski, que abrilhantam o evento cantando músicas diversas e canções natalinas, e também de um Papai Noel voluntário que, nos últimos dois anos, foi o comandante da Guarda Municipal de Pinhalzinho, Aldenisio Pires. O bom velhinho, além de entregar os presentes, tira foto com cada um dos vovôs, que ficam muito felizes em serem lembrados nesta época festiva.

Segundo Bia, como é conhecida, a festa ocorre justamente para lembrá-los do quanto são importantes. “Queremos mostrar que, mesmo distantes da família, alguém se preocupa com eles, e dar sentido ao espírito natalino. O melhor de tudo é ver a felicidade deles, pois como sempre digo, não conseguimos mudar o mundo, mas com pequenas atitudes, mudamos o mundo de alguém. E, para mim, é muito gratificante e vale a pena cada segundo dedicado a esse projeto, pois a gratidão deles não tem preço”, revela.

Hoje, os vovôs e vovós são apadrinhados mais de uma vez e passam o Natal repleto de presentes e, o mais importante, da presença de diversos visitantes que muito os alegra. Por isso, Bia agradece a todos que tornam essa realização possível. “Em nome dos meus amigos que residem no Centro de Convivência do Idoso que foram lembrados, agradeço imensamente a todas as pessoas que tornaram possível a realização deste evento beneficente. Aproveito o ensejo e desejo a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo”, finaliza, ressaltando que, no próximo Natal, a ação está novamente confirmada para a felicidade de dezenas de vovôs e vovós do município.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image