Horário das missas na paróquia
Catedral Nossa Senhora da Conceição:
- Domingo às 10h (Missa da Família) e 19h30;
- 2ª feira às 12h;
- 3ª feira às 16h;
- 4ª feira às 16h;
- 5ª feira às 16h e 19h30
- 6ª feira às 16h (Missa dos Enfermos e Idosos)
- Sábado às 16h e às 19h30.
Igreja Nossa Senhora do Rosário:
- 3ª feira às 7h com bênção e distribuição do Pão de Santo Antônio;
- 5ª feira às 12h;
- Domingo às 7h30, 11h30 e 17h.
Todos os controles sanitários serão mantidos, como medição de temperatura, utilização de álcool (70º), uso de máscara e distanciamento mínimo de 1,5 m, no espaço interno da Igreja.
Continuam pelo Facebook – meio social da Paróquia – e pelo YouTube, a missa de segunda-feira às 12h; de terça-feira a sábado às 16h; a missa dominical às 8h, transmitida pela TV, no canal Altiora, após, A Voz do Pastor; a missa das 16h30; e a missa das 19h30, irradiada pela Rádio Bragança AM 1310.
Obs.: Nas capelas, não houve retorno para celebração de missas.
Dízimo
“Dízimo na comunidade é questão de coragem e perseverança. É partilha do coração, do trabalho, dos ideais e dos bens. Simplesmente é um ato de amor a Deus e ao próximo”.
Se você pode, doe!
Ajude a nossa Paróquia a continuar sua missão evangelizadora.
Depósito:
- Na Caixa Econômica Federal: Ag. 0293/003, c/c 3040-5
- No Banco Itaú: Ag. 0680, c/c 00254-0
- Via PIX: CNPJ 45613668/0004-95
Paróquia Coração Imaculado de Maria realiza festa em honra a Santa Paulina
Começou ontem, 8, e vai até domingo, 11, a tradicional festa em honra a Santa Paulina, realizada pela Comunidade da Paróquia Coração Imaculado de Maria, que fica na Rua da Glória, 95, no Cruzeiro.
Santa Paulina é considerada a primeira santa brasileira e, em sua trajetória no Brasil, viveu em Bragança Paulista por nove anos.
Nesta sexta-feira, 9 (feriado), a partir das 19h30, será celebrada missa em honra a Santa Paulina.
De acordo com a organização do evento, nos quatro dias de festa, após as atividades religiosas, haverá vendas de doces, refrigerantes, pastéis, salgados, vinho quente e o tradicional chá do padre, entre outras guloseimas.
A quermesse será realizada no sistema drive-thru (somente com retirada). Os interessados podem fazer seus pedidos pelo WhatsApp: (11) 9 6904-5336.
Os Dez Mandamentos da Lei de Deus
Êxodo 20, 2-17: 12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os
teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.
Deuteronômio 5, 6-21: 16 Honra teu pai e tua mãe...
Fórmula Catequética: Honra pai e mãe.
4º MANDAMENTO DA LEI DE DEUS: HONRA PAI E MÃE
O quarto mandamento encabeça a segunda tábua da lei de Moisés. Indica a ordem da caridade. Deus quis que, depois dele mesmo, honrássemos nossos pais, a quem devemos a vida e que nos transmitiram o conhecimento de Deus. Devemos honrar e respeitar todos aqueles que Deus, para o nosso bem, revestiu de sua autoridade (CIC 2197).
Este preceito expressa, sob a forma positiva, os deveres a cumprir. Anuncia os demais mandamentos e o respeito pela vida, pelo casamento, pelos bens terrestres, pela palavra dada (cf CIC 2198). É dirigido aos filhos em suas relações com seu pai e sua mãe. Refere-se, porém, às relações de parentesco com os demais membros do grupo familiar como avós e pessoas mais velhas. Entendem-se também deveres de respeito a toda autoridade, desde nossos professores até as mais altas autoridades constituídas em dignidade para governar as nações (cf CIC 2199).
Ao criar o homem e a mulher, Deus instituiu a família humana e seus membros são pessoas iguais em dignidade com responsabilidades, direitos e deveres (cf CIC 2203). A família cristã deve ser imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo (cf CIC 2205), e nela, podem-se assimilar os valores morais, como honrar a Deus e usar corretamente a liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade (cf CIC 2207).
A Bíblia, desde o Antigo Testamento, ensina: “Meu filho, guarda os preceitos de teu pai, não rejeites a instrução de tua mãe. (...) quando caminhares, te guiarão; quando descansares, te guardarão; quando despertares, te falarão” (Pr 6, 20-22). “Um filho sábio ama a correção do pai, e o zombador não escuta a reprimenda” (Pr 13,1). “Aquele que respeita o pai obtém o perdão dos pecados; o que honra sua mãe é como quem junta um tesouro. Aquele que respeita o pai encontrará alegria nos filhos e no dia de sua oração será atendido. Aquele que honra o pai viverá muito, e o que obedece ao Senhor alegrará sua mãe (Eclo 3,2-6)”.
O quarto mandamento lembra aos filhos adultos a responsabilidade para com os pais. Enquanto puderem, devem dar-lhes ajuda material e moral nos anos da velhice e durante o tempo de doença, de solidão ou de angústia (CIC 2218).
No livro do Eclesiástico, o Senhor nos diz: “Filho, cuida de teu pai na velhice, não o desgostes em vida. Mesmo se seu entendimento faltar, sê indulgente com ele, não o menosprezes, tu que estás em pleno vigor. Pois uma caridade feita a um pai não será esquecida, e no lugar dos teus pecados ela valerá como reparação. No dia de tua provação, o Senhor lembrar-se-á de ti, como a geada ao sol, assim os teus pecados serão dissolvidos. É como um blasfemador aquele que despreza seu pai, e um amaldiçoado pelo Senhor aquele que irrita sua mãe (Eclo 3, 12-16).
Mais recentemente, o Concílio Vaticano II assim se manifestou sobre o comportamento recíproco de pais e filhos: “Os esposos cristãos, pela virtude do sacramento do matrimônio, devem ser para os filhos, pela palavra e o exemplo, os primeiros arautos da fé e fomentar a vocação própria de cada um, com especial cuidado pela vocação sagrada” (LG 11, § 2º, parte final).
“Os filhos, como membros vivos da família, contribuem a seu modo para a santificação dos pais. Corresponderão, com a sua gratidão, piedade filial e confiança, aos benefícios recebidos dos pais e assisti-los-ão, como bons filhos, nas dificuldades e na solidão da velhice” (GS 48, § 4º).
“O filho sábio aceita a instrução do pai...” (Pr 13,1).
Paulo Trujillo Moreno
Pastoral Familiar e Litúrgica da Paróquia de São Benedito
Obs.:
Pr = Livro dos Provérbios
Eclo = Livro do Eclesiástico
LG = Lumen Gentium (Conc. Vat. II)
GS = Gaudium et Spes (Conc. Vat. II)
Neste domingo tem yakisoba na Catedral
Tem novidade na Paróquia Nossa Senhora da Conceição neste domingo, 11. A comunidade da Catedral oferece a toda população bragantina um delicioso yakisoba, que será servido das 11h às 14h.
A retirada será no portão lateral da igreja, ao lado do banco Santander. O valor do convite é de R$ 25,00.
Para pedidos ou mais informações, ligue: (11) 4033-0470.
0 Comentários