Recentemente, o governo federal anunciou o bloqueio de R$ 7,3 bilhões do orçamento do MEC (Ministério da Educação). O corte das verbas abrange desde a educação infantil à pós-graduação e já fez com que algumas universidades federais viessem a público declarar o possível fechamento em poucos meses, caso a situação se mantenha.
Bragança Paulista não tem uma universidade federal, mas conta com um câmpus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que também será afetado pelo bloqueio.
Assim, o Jornal Em Dia entrou em contato com a instituição para saber o que o corte de verbas representa na prática para funcionários e alunos dos 36 câmpus espalhados pelo estado paulista.
Em nota, o IFSP disse que o bloqueio de 30% do recurso gera um impacto, se mantido até o final do exercício, correspondente a R$ 35 milhões no orçamento. “Esta ação poderá comprometer a execução das atividades planejadas de ensino, pesquisa e extensão dos nossos 36 câmpus, para o segundo semestre”, declarou o instituto.
Sobre os impactos para cada unidade, há um grupo de trabalho dentro do IFSP discutindo o assunto.
A nota do IFSP apontou ainda que várias ações seriam desenvolvidas ao longo da semana com o objetivo de reverter a decisão do bloqueio.
“O IFSP se compromete a manter toda comunidade a par das discussões relativas ao bloqueio do orçamento. As informações serão veiculadas por meio de nota em nosso site institucional”, concluiu a instituição.
0 Comentários