Às 9h desta terça-feira, 26, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) vai realizar a verificação metrológica de alguns radares em Bragança Paulista. A instituição é vinculada à Secretaria da Justiça e órgão delegado do Inmetro. A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional em Campinas.
Ao todo, os radares de sete ruas serão verificados:
- Rua Mauro de Próspero, 1100, sentido centro/bairro;
- Avenida dos Imigrantes, próximo da rua Felipe Siqueira;
- Rua João Franco, 155, sentido bairro/centro;
- Avenida Eusébio Saváio, 995;
- Rua Pascoalino Cataldo, próximo ao 220, sentido centro/bairro;
- Avenida Dom Bosco, 330, sentido centro/bairro;
- Avenida Arnaldo Cerdeira, 222, sentido centro/bairro.
COMO O TRABALHO É FEITO?
Segundo o Ipem, as verificações metrológicas são realizadas com auxílio de uma viatura oficial equipada com um medidor de velocidade de alta precisão, previamente calibrado (padrão). Os testes são feitos em cinco velocidades diferentes e, após o veículo passar pelo radar, os resultados registrados pelo sistema fotográfico são confrontados com os dados obtidos pelo padrão do instituto.
O serviço pode demorar de 20 minutos até uma hora e envolve fiscais e a equipe da empresa responsável pelo equipamento. Em caso de chuva, a verificação é cancelada, o que também pode acontecer até poucas horas antes do agendamento, caso haja solicitação.
Se o equipamento for aprovado, recebe um certificado válido por um ano; caso reprovado, a empresa é notificada para que corrija o erro. Multas emitidas por aparelhos fora do prazo de validade são consideradas ilegítimas.
Para saber se o radar está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE): https://servicos.rbmlq.gov.br/
0 Comentários