Em entrevista ao Jornal Em Dia Bragança, o vereador Jocimar Bueno do Prado, mais conhecido como Jota Malon, faz um balanço dos seus primeiros 20 dias de trabalho na Câmara Municipal de Bragança Paulista. Eleito para seu primeiro mandato, ele ocupa uma posição de destaque na Casa Legislativa, sendo presidente da Comissão de Justiça, Redação, Defesa do Meio Ambiente e do Consumidor, além de atuar como líder do prefeito Edmir Chedid.
Além da atuação como vereador, ele é advogado e tem experiência na administração pública. Antes de assumir o cargo de parlamentar, já ocupou as funções de secretário municipal da Juventude, Esportes e Lazer, bem como secretário especial de Gabinete na gestão do prefeito Amauri Sodré. É um conhecedor e incentivador do esporte na cidade, especialmente o futebol amador e o carnaval. Já presidiu a Liga Bragantina de Futebol (LBF), a Liga Bragantina de Futsal (LBFS), foi presidente da Escola de Samba 9 de Julho e do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), além de ter sido diretor social e diretor de Esportes do Clube de Regatas Bandeirantes (CRB), entre outras atividades exercidas, como a de radialista.
Agora, como representante da população na Câmara, o vereador tem se dedicado à defesa de projetos importantes em prol da cidade, além de buscar um diálogo constante com a sociedade para atender às demandas da população. Confira abaixo a entrevista:
.jpg)
Jornal Em Dia Bragança: Após 20 dias de trabalho no seu mandato, como você avalia os primeiros resultados da sua atuação na Câmara Municipal? Quais foram os maiores desafios que encontrou até agora?
Jota Malon: Nesses primeiros dias de mandato, a avaliação que faço é que, por estarmos em um momento de transição dentro do Legislativo e também do Executivo, as ações e demandas que exigem a participação dos vereadores ainda estão muito aquém daquilo que se pode produzir para a melhora da cidade. Vejo que os vereadores, em sua maioria, são demandados pela população para prestar serviço de despachante de problemas para pedir providências do Executivo, como pedido de corte de mato, buraco na estrada e vaga na escola, ou seja, de problemas pessoais. Espero que, com o passar do tempo, os assuntos que digam respeito ao enfrentamento e apresentação de soluções para problemas e de novas ideias que venham a abranger a comunidade no geral possam surgir e fazer com que a Câmara também seja protagonista na condução dos assuntos de Bragança.
Quanto aos desafios deste início, diz respeito à adaptação de minha pessoa na nova função. Estava acostumado no Executivo, onde você tem ferramentas para execução direta das ações e no Legislativo praticamente você fica no campo somente da ideia de ações.
Jornal Em Dia Bragança: Como presidente da Comissão de Justiça, Redação, Defesa do Meio Ambiente e do Consumidor, quais são as principais pautas e projetos que você acredita serem essenciais para o desenvolvimento de Bragança Paulista nessa área?
Jota Malon: A Comissão Permanente de Justiça atua mais no aspecto formal e legal das proposituras, porém, agregada aos assuntos referentes à Defesa do Meio Ambiente e do Consumidor, ela também é campo para recebimento de denúncias e representações. Diante disso, acho essenciais todas as ações possíveis para termos leis mais atualizadas em consonância com a nova realidade, principalmente tecnológica. Também temos que criar dia a dia mecanismos para garantia do direito do bragantino a ter à cidade e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. No campo do consumidor, hoje o cidadão já tem muita noção de seus direitos, porém acredito que o maior desafio nesta área é a educação para o consumo e nisso o poder público pode ajudar criando oportunidades para que o consumidor adote hábitos de consumo consciente.
Jornal Em Dia Bragança: Você foi escolhido para ser o líder do prefeito Edmir Chedid na Câmara Municipal. Quais tem sido os principais projetos da atual administração que você tem apoiado e como tem sido a relação entre o Executivo e o Legislativo nesse sentido?
Jota Malon: A relação Câmara/Prefeitura até o momento é a normal. Com menos de 30 dias de mandato, já tivemos uma reunião do prefeito com todos os vereadores que quiseram participar. Acho que isto deve ser uma constância daqui para frente. O prefeito Edmir Chedid adotou nesse início de mandato uma postura de austeridade visando manter a Prefeitura de Bragança com boa saúde financeira e cumpridora dos compromissos para com todos que prestam serviço para a comunidade. No Brasil, temos centenas de prefeituras quebradas, que mal conseguem pagar sua folha de pagamento. Não queremos que isto chegue aqui. Se fosse no futebol, eu diria que ela está jogando na retranca neste início e logo vai sair para o contra-ataque e vai ganhar de goleada. Ajudei a fazer o Plano de Governo do Edmir e da Gi, e tudo que está inserido nesta proposta terá o meu apoio.
Jornal Em Dia Bragança: Você também tem uma experiência significativa como advogado. De que forma a sua formação jurídica tem influenciado seu trabalho como vereador, especialmente no que tange à elaboração e análise de projetos de lei?
Jota Malon: Vivemos o regime de separação de poderes e, muito embora uma das funções do vereador seja elaboração de leis, nem todo tipo de lei é de competência do Legislativo municipal. O conhecimento jurídico sem dúvida ajuda muito a entender esta situação.
Jornal Em Dia Bragança: Em sua trajetória política, você ocupou cargos importantes na administração anterior como secretário municipal da Juventude, Esportes e Lazer, e especial de Gabinete. O que aprendeu nesses cargos que tem sido útil no exercício da função de vereador?
Jota Malon: Atuando no Executivo, principalmente na Secretaria Especial de Gabinete, enfrentei assuntos dos mais diversos envolvendo a cidade. Isso nos trouxe conhecimentos, em especial, dos maiores problemas de cada prestação de serviço para a população. Desta forma, na maioria das vezes tenho sentido à vontade aqui na Câmara para opinar nos assuntos que envolvem o Executivo. A utilidade adquirida consiste em poder debater em uma situação real dos acontecimentos e não com base em “achismo”.
Jornal Em Dia Bragança: Como você enxerga o futuro da política local e qual a sua visão para os próximos anos no município, tanto em termos de desenvolvimento quanto na melhoria dos serviços públicos e qualidade de vida para os cidadãos bragantinos?
Jota Malon: A política de Bragança está passando por uma transformação após o falecimento do ex-prefeito Jesus Chedid e com o crepúsculo da carreira do José de Lima. Alguns nomes que tentaram fazer frente aos grupos Chedid e Limista nos últimos 50 anos sucumbiram e não acredito no ressurgimento das cinzas de nenhum deles. Penso que estamos entrando na fase de novas lideranças e, dentre estas, somente o Edmir Chedid já é um nome consolidado em substituição ao seu pai Jesus. Neste cenário, principalmente pela facilidade de comunicação pelas redes sociais, é normal que várias pessoas sonhem em se tornar protagonistas nos próximos anos no mundo político local, mas, a curto tempo não vejo, neste momento, chance de sucesso total de nenhuma nova liderança da cidade, principalmente porque alguns preferem ficar a reboque de políticos de outras cidades que somente surgem nos anos da eleição.
Quanto ao desenvolvimento da cidade, estou muito otimista. Tenho sido procurado por vários empreendedores buscando informações e com o intuito de se instalar em Bragança. Ótimo sinal que a cidade está com bom conceito no mundo de negócios, mas precisa melhora a qualidade da mão de obra e agilidade na aprovação de empreendimentos. Bragança tem bons índices na qualidade de vida, segurança e meio ambiente. O impulso ao turismo neste momento é essencial, principalmente na criação de novos leitos hoteleiros. As pessoas que vêm a Bragança gostam, mas tem que se hospedar em Atibaia. Com a entrada do novo Código Tributário Nacional, a guerra fiscal com Minas Gerais vai acabar. Bragança vai ganhar muito com isso, principalmente no aumento de seu parque industrial. Em igualdade de condições fiscais, não tenho dúvida que Bragança é muito mais atraente em vários aspectos se comparada a várias cidades do sul de Minas.
Jornal Em Dia Bragança: Deixe uma mensagem final para população de Bragança Paulista.
Jota Malon: Quero agradecer mais uma vez a todos que confiaram o voto a minha pessoa na última eleição e colocar o meu mandato à disposição de todos os bragantinos.
***
0 Comentários