Pela primeira vez na história, vereadores apresentaram emendas impositivas ao Orçamento
A Câmara Municipal de Bragança Paulista aprovou, em 1º turno, por 16 votos a um, a Lei Orçamentária Anual de 2026, durante a 42ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na terça-feira, 18. De autoria do Poder Executivo, a matéria prevê as fontes de receita para o Orçamento para o próximo ano, estimado em R$ 1,269 bilhão, e determina como os recursos serão investidos. Apenas o vereador Quique Brown foi contrário ao Projeto de Lei 68/2025.
A única emenda apresentada ao projeto foi aprovada por unanimidade. Ela corresponde ao anexo que reúne as emendas impositivas apresentadas pelos 19 vereadores. Conforme o artigo 123 da Lei Orgânica municipal, 0,45% da receita líquida do município deve ser reservada para as emendas individuais de iniciativa parlamentar, sendo 50% do valor obrigatoriamente indicado para a área da saúde. Com a medida, inédita na história de Bragança Paulista, coube a cada parlamentar definir o destino de R$ 274.730,95.
Na Tribuna Livre, a professora Izilda Aparecida de Toledo abordou o Dia Nacional da Consciência Negra. “A consciência é negra por razões do passado, do presente e do futuro. A consciência é negra, porque os negros – e não os brancos – foram escravizados por mais de 300 anos neste país. Essas reflexões só são possíveis porque existe um Dia da Consciência Negra. Se não houvesse a data, não estaríamos tendo essa conversa hoje. A data é provocativa, didática e simbólica. É bom ver alguém incomodado com o 20 de novembro. Sinal de que fez pensar nos negros”, refletiu.
Na sequência, Bárbara Stephanie Campos de Camargo falou sobre sua trajetória no judô e o esporte que leciona. “O que o esporte traz é isso: a gente cria a superação, a gente se supera todos os dias. A gente prova para nós mesmos que somos capazes. A criança aprende dentro do esporte a ser forte. O esporte vai te abraçar e vai te mostrar que você só vai se destacar se você realmente correr atrás, for determinado, treinar e mostrar a sua garra ali”, ressaltou.
***
0 Comentários