Desde o dia 8 de outubro, está funcionando em Bragança Paulista o serviço de leva e traz da Saúde, que transporta pacientes até a UPA (Unidade de Pronto-atendimento) Dr. Valdir Camargo, na Vila Davi, e de volta a seus bairros de origem.
A medida, tomada pelo prefeito Fernão Dias da Silva Leme em parceria com a ABBC (Associação Brasileira de Beneficência Comunitária), responsável pela gestão dos serviços de atenção básica, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e UPA na cidade, acabou atendendo a uma indicação feita pelo vereador Rafael de Oliveira, no início do ano.
Logo após a inauguração da UPA, Rafael viu a necessidade de que a população da zona norte tivesse à sua disposição opção de transporte gratuito até a nova Unidade de Pronto-atendimento. Por isso, em 26 de março deste ano, encaminhou ao Executivo a Indicação 424/2014, que pede providências da Prefeitura no sentido de determinar à secretaria competente da municipalidade a destinação de um veículo para transporte de pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Martinho Borges da Fonseca Araújo, na Cidade Planejada II, para a UPA Dr. Valdir Camargo.
O vereador defendeu, na época, que a UBS em questão presta atendimento de segunda a sexta-feira, até as 22h, mas que, os pacientes que precisam de atendimento médico fora desse horário se veem obrigados a procurar a UPA. O deslocamento até a unidade, na visão de Rafael, era difícil por causa da distância, dos horários disponíveis de transporte coletivo e também do custo da passagem. “Sugerimos a disponibilização de um veículo para transportá-los, tendo como referência a unidade de saúde da Cidade Planejada II”, diz trecho da indicação.
“Estou satisfeito com a implantação do leva e traz, não só porque de certa forma atende a uma reivindicação minha, mas acima de tudo porque está beneficiando a população que mais precisa do serviço de saúde e tem dificuldades de ter acesso a ele”, disse o vereador.
Neste primeiro momento de implantação do benefício, a van faz o seguinte trajeto: sai da Avenida Deputado Virgílio de Carvalho Pinto (em frente ao Supermercado Mendonça); passa pela Avenida Nossa Senhora da Conceição, na Planejada I; Rua Dr. Ciro Berlinck, no Parque dos Estados; Rua Antônio Sabela, no Jardim Fraternidade; Avenida dos Imigrantes; Rua Leovigildo Dantas de Brito, ainda no Jardim Fraternidade; Rua Paulo Paciti (rua da Igreja Santa Rita de Cássia); Rua Carlos Palazzi, na Hípica Jaguari; Rua Santi Joanni Baptista (rua do antigo Bom Jesus); Avenida Alziro de Oliveira, no Jardim Morumbi, Avenida dos Imigrantes, Rua Servidão, no CDHU; Rua José Del Roio, também no CDHU; Rua Antônio Caldato, no Padre Aldo Bollini; Rua Francisco de M. Cabral, ainda no Padre Aldo Bollini e Avenida Sebastião Cícero Franco, já na UPA da Vila Davi.
Um dos motoristas que transporta a van do leva e traz da Saúde, Francisco, contou que a população tem aprovado a iniciativa. Ele acredita também que dentro de poucos dias será necessário ampliar o serviço com mais veículos, pois apenas uma van não será suficiente para atender a demanda.
“O primeiro passo foi dado pela Administração e pela ABBC. Esperamos agora que o serviço seja aperfeiçoado, ampliando o trajeto para outros bairros, para que toda a população possa ter acesso a esse benefício”, concluiu o vereador Rafael de Oliveira.
0 Comentários