Licitação de obra da Praça Nove de Julho está marcada

Já há alguns anos a população ouve falar sobre um projeto que objetiva promover algumas modificações no trânsito do entorno da Praça Nove de Julho. Em março de 2014, por exemplo, a Prefeitura assinou com o governo do estado um convênio para a obra. Agora, foi publicado, na Imprensa Oficial do município, o aviso de abertura de licitação para os serviços.

Conforme o documento publicado, a sessão de abertura da Tomada de Preços 19/2015 está marcada para o dia 9 de outubro, às 9h30.

Quando a Prefeitura informou sobre a assinatura de convênio com o governo do estado para a obra, em 2014, divulgou que os investimentos eram da ordem de R$ 1,3 mil para a implantação de um parque no Jardim América e melhorias na Praça Nove de Julho.

De acordo com o memorial descritivo do edital da obra, “Será realizado o estreitamento da praça no lado da Avenida dos Imigrantes para que a referida via seja duplicada e, assim, melhorando o fluxo de veículos e tornando a Rua Alpheu Grimello, lado contrário, uma via local mantendo a faixa de estacionamento existente e passando a ter uma via de trânsito. A calçada da praça será ampliada para a Rua Alpheu Grimello, estendendo o espaço de circulação e vivência, com canteiros e bancos em sua extensão.

O novo projeto da praça permitirá a instalação de uma futura ciclovia e, também, terá um amplo espaço para eventos cívicos, tradicionalmente comemorados no local, assim como o dia 9 de julho, data da Revolução Constitucionalista de 1932, que deu nome a referida praça. O local onde atualmente abriga o trem da antiga Estação Ferroviária, dará espaço a um bolsão de parada de ônibus, para que não haja interferência nas vias de tráfego. Junto ao bolsão haverá dois pontos de ônibus, que em sua construção trará a identidade da antiga Estação, com painéis acrílicos que trarão imagens históricas do local. O trem será removido do local e realocado na Praça Jan Thomas Bata, para que haja uma interação da população com a história da cidade”.

Levando em conta dados divulgados pela Divisão de Imprensa da Prefeitura, em 2014, a média de acidentes na rede viária é de 1,3 por quilômetro linear e, no corredor estrutural, 23. Já no entorno da Praça Nove de Julho, a densidade é de 94 acidentes por quilômetro linear.

QUIOSQUES DO MATADOURO E MERCADÃO

A Prefeitura também voltou a abrir licitação para concessão dos quiosques do Matadouro e para alguns espaços do Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck.

A intenção da Administração é conceder os espaços de forma onerosa, ou seja, cobrando dos interessados uma espécie de aluguel pelo uso dos imóveis.

Na primeira tentativa, a Prefeitura logrou êxito com alguns boxes do Mercadão e também com o espaço do Ceasinha. No caso dos quiosques do Matadouro, não houve interessados da primeira vez.

Agora, a concorrência pública para a concessão dos quiosques está marcada para o dia 2 de outubro, às 9h30. Já o processo licitatório referente à concessão de espaços no Mercadão foi agendada para o dia 20 de outubro, às 9h30.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image