Foto: divulgação
news-details
Cultura

LiterAto apresenta segundo filme da série de curtas-metragens na próxima quarta

O projeto LiterAto, série de curtas-metragens baseados nas obras dos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa apresenta, na próxima quarta-feira, 14, o filme “Lisbon Revisited (1923)”. 

A exibição acontece às 19h30, no YouTube do Edith Cultura pelo link: https://www.youtube.com/EdithCultura. No mesmo canal, é possível assistir ao primeiro filme da série, “Tabacaria”, exibido no último dia 7.

No dia 21, será exibido o terceiro filme, inspirado nos trechos 93 e 127, do “Livro do Dessossego”, de Bernardo Soares. A série se encerra no dia 28, com a exibição do filme inspirado no canto V de “O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro.

Os dois primeiros filmes foram inspirados na obra do mesmo autor, Álvaro de Campos. Porém, são bem diferentes um do outro.

“Cada um dos quatro filmes foi pensado separadamente pela diretora Marina Abib. Entretanto, a ideia é que juntos, formem realmente uma série, com começo, meio e fim. Que cada poema seja a continuidade do anterior, como nas fases emocionais que todos temos passado com a pandemia, que vão e voltam. A angústia, a revolta, a melancolia e a aceitação, de que a vida é assim, feita de fases”, explica Shel Almeida, idealizadora do projeto.

“Por isso, também o mesmo ator, Jeison Domingues, está nos quatro filmes. Mesmo que se tratem de três autores diferentes, com obras distintas, são todos frutos da mesma mente, que é o Fernando Pessoa. Além disso, cada filme pode representar diversas fases da vida da mesma pessoa”, completa.

Além da diretora, da idealizadora e do ator, também estão no projeto o produtor audio-visual Rafael Silva, a assistente de audiovisual Ana Arantes e a produtora executiva Vera Abib, além da colaboradora Laura A.Chaile. 

LiterAto é um projeto contemplado em edital referente à Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, promovido pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site: https://www.shelalmeida.com.br/

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image