A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a TE Connectivity Brasil, realizou, na última quarta-feira, 21, o lançamento do livro “Bragança Paulista - A Cidade da Gente”. A solenidade aconteceu no auditório anexo à Secretaria Municipal de Educação, no Jardim Santa Rita.
“Hoje, celebramos a culminância do projeto ‘Conhecendo o Poder Executivo’, iniciado em 2019, que levou mais de 5 mil crianças para conhecer o Palácio Santo Agostinho, Museu do Telefone e o Museu Municipal Oswaldo Russomano. Apesar da interrupção devido à pandemia, em 2022 retomamos com o projeto ‘Bragança Paulista - A Cidade da Gente’, em parceria com o projeto ‘Bragança Paulista - Conectando Aprendizagem’ e com a TE Connectivity Brasil, produzimos esse livro. Agradecemos a todos os envolvidos e esperamos que essa iniciativa seja o início de transformações positivas para a educação e a valorização da nossa cidade”, disse o secretário municipal de Educação, professor Adilson Moreira Condesso.

O projeto “Conhecendo nossa cidade – A cidade da Gente” foi desenvolvido no ano de 2022 em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, direcionado aos alunos dos 5º anos, com o objetivo de promover um olhar socioeducativo e consciente da comunidade diante do seu patrimônio histórico, possibilitando a educação integral dos alunos da rede municipal de ensino.
O envolvimento dos estudantes e a realização de algumas atividades posteriores à visitação dos pontos turísticos e culturais culminou no livro denominado “Bragança Paulista - A Cidade da gente”, apresentando as riquezas materiais, imateriais e ambientais de Bragança Paulista, tornando-se uma importante referência sobre os patrimônios locais.
A coleção “A Cidade da Gente” produz livros sobre os patrimônios materiais, imateriais e ambientais de cidades brasileiras, convidando professores e alunos da rede pública de ensino para serem coautores de escritores profissionais.
Sua realização incentiva a investigação, a leitura e a escrita, oferecendo às crianças uma oportunidade de trabalhar a língua portuguesa em atividades práticas, com temas que fazem parte da vida dos estudantes. Ao mesmo tempo, o projeto apoia a perpetuação e a disseminação da história local, ampliando a percepção pelas crianças do valor das riquezas de sua cidade e contribuindo para a construção de sua própria identidade e autoestima. Ao todo, foram impressos 2.600 exemplares que serão distribuídos em todas as escolas municipais e estaduais de Bragança Paulista, para acervo de biblioteca.

0 Comentários