Assisti um pequeno vídeo informativo da presidente da Cooper Viva Bem, empresa localizada em São Paulo que trabalha desde o ano de 2004 com serviços de coleta, triagem e venda de materiais recicláveis.
A produção foi um alerta para embalagens que são recicláveis, mas não têm reciclador, pois não tem demanda para reciclar. É o caso das garrafas descartáveis para água coloridas (cereja, azul, verde) e das embalagens da linha cosmética que têm o símbolo de reciclável, mas não têm reciclador, ou seja, é necessário uma carga de 6 toneladas da mesma cor e separadas por segmento (cosmético não junta com garrafinhas de água) para ir para reciclagem. Portanto, opte sempre pelos recicláveis transparentes.
No mesmo vídeo, Tereza Montenegro, da @ccoopervivabem, explica sobre as bandejas de alimentos lacradas com silicone. Exemplo de embalagens desse tipo são as que vêm nas lasanhas congeladas, que têm aquela borda com a cola de silicone para a vedação e conservação. São poucas as empresas que têm condições de cortar essa borda para reaproveitar e reciclar a embalagem sem essa cola de silicone que, caso esteja no material reciclado, contamina-o. Então, antes de descartar, deve-se retirar essa borda. O trabalho de cada um faz diferença no todo.
Sim, o tema da reciclagem é complexo e essas orientações precisam ser mais divulgadas à população, que, muitas vezes não sabe e faz a ciclagem (separação dos resíduos) incorretamente.
E para terminar, deixo aqui uma lista de papéis que NÃO vão para a reciclagem: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
Os plásticos NÃO recicláveis são: cabos de panela, tomadas, adesivos, filmes e fotografias, fraldas. Nos vidros não recicláveis, estão o espelho, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas, louças, lâmpadas, vidros temperados planos, óculos, pratos refratários; e os metais não recicláveis são os clipes, grampos, esponjas de aço.
Abaixo, os dados da companhia citada na matéria:
Cooper Viva Bem
Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, 7.729, Ponte Pequena, São Paulo-SP
Telefone: (11) 3644- 6967 / WhatsApp: (11) 9 7499-7649
Instagram: @ccoopervivabem e @maosprofuturo

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini - Coletivo Socioambiental Bragança Mais
0 Comentários