Esse prato traz memórias afetivas dos almoços de sábado na casa de meus pais. São gratas lembranças quando, em vez do tradicional almoço de domingo, meus pais reuniam filhos e netos no sábado para esse encontro familiar.
Esse hábito teve início desde que meus irmãos e eu chegamos à maioridade, quando meus pais decidiram que o domingo era o dia da semana que o casal teria para eles; quando, impreterivelmente, viajavam para cidades vizinhas para passar um dia de lazer.
E com a chegada dos netos, o sábado era nosso encontro, sendo que um dos pratos que minha mãe preparava era o Macarrão à Parisiense que trago para vocês.

- 1 pacote de 500 g de macarrão tipo talharim
- Água e sal o suficiente para cozinhar o macarrão
Molho branco:
- 1 litro de leite de vaca
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- Sal a gosto
- 50 g. de queijo parmesão ralado
-1 caixa (200 g) de creme de leite
- 1 lata de ervilhas (170 g)
- 150 gramas de presunto fatiado picadinho
Ao iniciar, já pode ligar a panela com água e sal que vai cozinhar o macarrão.
Em outra panela, comece derretendo a manteiga e colocando a farinha de trigo, mexendo até virar uma pasta, deixando tostar até ficar com “cheiro de biscoito” (isto significa que a farinha cozinhou). Logo depois, vá juntando, primeiro aos poucos e mexendo sem parar o leite nessa farinha, sem deixar empelotar. Deixe no fogo até ferver, mexendo para não grudar no fundo da panela, e engrossar.
Nesse ponto, sua água já está fervendo, coloque o macarrão para cozinhar.
Ao engrossar o molho, coloque o sal, o queijo ralado, misture e reserve esperando o macarrão chegar no ponto, de acordo com a embalagem ou a seu gosto.
Junte no molho o creme de leite, depois a ervilha e o presunto picado, misture bem e deixe aquecendo até quando for espalhar sobre o macarrão já escorrido.
Se gostar, pode salpicar queijo ralado e servir em seguida.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários