Quem me acompanha semanalmente sabe que sou adepta das receitas práticas, rápidas e saborosas. Ainda mais neste tempo frio, um prato único, quente e cremoso, é como um afago para a alma.
É o caso deste talharim, que você prepara na hora de servir ou pode deixar montado e prontinho para gratinar depois.
Podemos deixar os ingredientes na despensa de casa, pois são itens que não precisam de refrigeração e auxiliam muito na praticidade do macarrão.
Nesta semana de noites frias, fiz no jantar em menos de meia hora e o resultado foi aprovado. Fica aqui a sugestão, inclusive para o seu domingo. Garanto que fará sucesso sem você ter ficado um tempão na cozinha.
.jpg)
- 1 embalagem (500 g) de macarrão tipo talharim ou ninho
- Água e sal suficientes para cozinhar o macarrão al dente
- 2 gomos de linguiça calabresa defumada (aquelas que já vêm na embalagem)
- 1 embalagem (520 g) de molho de tomate temperado (tipo pomarola)
- 1 batata grande cozida
- 500 ml de leite de vaca
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 embalagem (50 g) de queijo parmesão ralado
- Sal a gosto
- Queijo parmesão ou muçarela para gratinar (opcional)
Comece colocando a batata para cozinhar na panela de pressão. Enquanto isso, retire a película das linguiças e pique-as em cubinhos ou as fatias finas em meia lua. Leve ao fogo uma panela com um pouco de óleo para fritar as linguiças. Depois de fritas, coloque sobre elas o molho de tomate e, se preciso, um pouco de água sem deixar o molho ralo. Teste o sal, deixe ferver para engrossar e pegar sabor. Reserve.
Enquanto isso, já coloque a água para cozinhar o macarrão, pois a batata já deve estar no ponto.
Coloque no copo do liquidificador o leite, a batata cozida, a margarina e o queijo ralado e bata por cerca de 1 minuto para formar um creme. Prove o sal e coloque uma pitada se necessário.
Escorra o macarrão cozido, coloque no pirex e espalhe o molho com a linguiça. Por cima, espalhe o creme de batata. Se quiser, salpique com queijo ralado ou algumas fatias de muçarela (eu usei só 3 para cobrir a superfície do creme). Leve ao forno pré-aquecido para gratinar, por cerca de 15 minutos ou menos, caso os molhos e o macarrão estejam quentes, ou 30 minutos, se já deixou a receita pronta com antecedência.
Agora é só chamar o pessoal para saborear. Aqui, quase não deu para fotografar, pois acabou rapidinho.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
0 Comentários