Na última sexta-feira, 1º, teve início em Bragança Paulista o Maio Cultural, com as apresentações das bandas Galinha Preta, Ranho, Lesão Corporal e a atração principal, Olho Seco, no Ciles do Lavapés. Nesse sábado, 2, com o intuito de comemorar o aniversário de 47 anos do cineasta Quentin Tarantino, o músico e apresentador Luiz Thunderbird reuniu um supergrupo para tocar as trilhas sonoras dos filmes do diretor, na Casa de Cultura.
A semana de atrações do Maio Cultural começa na terça-feira, 5, às 19h30, quando haverá exibição do filme Tudo pode dar certo, que tem classificação de 12 anos.
Boris Yellnikoff é um velho rabugento que tem o hábito de insultar seus alunos de xadrez. Ex-professor da Universidade de Columbia, ele considera ser o único capaz de compreender a insignificância das aspirações humanas e o caos do universo. Um dia, prestes a entrar em seu apartamento, Boris é abordado por Melodie St. Ann Celestine, que lhe implora para entrar. Ele atende ao pedido, a contragosto. Percebendo sua fragilidade, Boris permite que ela fique no apartamento por alguns dias. Ela se instala e, com o passar do tempo, não aparenta ter planos de deixar o local. Até que um dia lhe diz que está interessada nele.
A atração acontece no Mini-Mis Casinha do Lago.
Mas a programação cultural do mês de maio também conta com oficinas gratuitas, que já estão com inscrições abertas.
Nos dias 6 e 7, uma Chevrolet veraneio customizada servirá de suporte para a oficina de xilogravura, que consiste em uma técnica que tem a madeira como base e reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte. O “xilomóvel” estará no dia 6 no Ciles São Lourenço, ao lado do Espaço do Adolescente, das 14h às 17h, e no dia 7, no Ciles do Parque dos Estados, das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas até o dia 4, segunda-feira, pessoalmente, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, das 9h às 17h, ou pelo e-mail: arte.smct@gmail.com.
Os jovens artistas do município devem ficar atentos para a Residência Artística Coletivo Base V que estará em Bragança do dia 26 ao dia 30. O grupo reúne artistas que produzem desde 2002 projetos de variadas linguagens desde publicações artesanais a instalações gráficas. O coletivo é destinado a jovens artistas e agentes culturais de todas as áreas artísticas. Os interessados devem enviar, até o dia 20, uma carta de intenção em participar e um portfólio para o e-mail: arte.smct@gmail.com. As atividades ocorrerão das 19h às 22h, no Centro Cultural Geraldo Pereira.
Os apaixonados por fotografia que queiram saber um pouco mais dessa arte também poderão participar de oficina com o fotógrafo bragantino com experiência internacional Felipe Gonçalves. Os interessados devem efetuar sua inscrição pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, das 9h às 17h, ou pelo e-mail: educativo.smct@gmail.com. A oficina tem 20 vagas disponíveis e ocorrerá do dia 5 ao dia 7, a partir das 19h, no Centro Cultural Geraldo Pereira.
Outra oficina que também estará disponível é a de vídeo de skate, em que o skatista e videomaker Diego Teixeira dará uma introdução ao mundo do skate, além de dicas com aulas teóricas e práticas. A oficina com 20 vagas ocorrerá em dois locais: dia 8, aula teórica no Centro Cultural Geraldo Pereira, a partir das 19h, e, no dia 9, aula prática na pista de skate do Lavapés, a partir das 10h. Os interessados devem fazer sua inscrição pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, das 9h às 17h, e pelo e-mail: educativo.smct@gmail.com.
Fanzine, uma espécie de revista feita manualmente com a utilização de técnicas diversas será o tema da oficina do artista uruguaio Matias Espacial Picón. Os inscritos poderão aprender várias formas artesanais para produção destas publicações. A oficina possui 15 vagas e as inscrições podem ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, das 9h às 17h, ou pelo e-mail: educativo.smct @gmail.com. A aula ocorrerá no dia 24, a partir das 14h, no Museu do Telefone.
A oficina com Simone Pedersen, “A criança e os livros” falará sobre o que as publicações destinadas ao público infantil devem conter, quais os gostos dessa idade e como deve ser feita a classificação de um livro infantil para cada faixa etária. Estão disponíveis 20 vagas e a oficina ocorrerá no dia 23, das 19h às 22h, na Associação dos Escritores (Ases) de Bragança Paulista. As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, das 9h às 17h, e no e-mail: educativo.smct@gmail.com.
A criançada também terá sua própria oficina. Com Liana Yuri, e para crianças a partir dos seis anos, o tema será os livros pop-up, publicações cujas figuras “pulam” das páginas. Os livros despertam a imaginação dos pequenos e auxiliam na criatividade. A oficina ocorrerá no dia 23, das 14h às 17h, no Museu do Telefone, e tem 20 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, das 9h às 17h, ou no e-mail: educativo.smct@gmail.com.
E por fim, o Imagens Vivas – Vivências de Cocriação em Audiovisual está com 20 vagas disponíveis para uma oficina em parceria com o Coletivo Garapa e o fotógrafo Diego Lajst. Nas vivências do Imagens Vivas, os participantes poderão experimentar todas as etapas de uma produção audiovisual. A oficina ocorrerá do dia 11 ao dia 16 e do dia 18 ao dia 23, das 19h às 22h, no Centro Cultural Geraldo Pereira, e as inscrições podem ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, das 9h às 17h, ou pelo e-mail: projetoimagensvivas@gmail.com.
A programação completa do Maio Cultural pode ser conferida no link: http://bit.ly/1yQAi5t ou nos folders distribuídos nos próprios públicos.
0 Comentários