A última segunda-feira, 24, foi marcada por uma noite de grande celebração e reconhecimento profissional para a bragantina Maria de Lourdes da Silva, mais conhecida como Malu Silva. Ela recebeu a Premiação da Ordem dos Embaixadores da Paz Mundial, durante o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2025, um dos mais renomados reconhecimentos concedidos a personalidades que se destacam pela ética, liderança e contribuição social.
A cerimônia de outorga foi realizada no tradicional Esporte Clube Sírio, localizado no Bairro do Ibirapuera, em São Paulo, reunindo autoridades, homenageados e convidados especiais.

Malu Silva foi agraciada com o título de Destaque com Louvor e Excelência entre os Melhores do Brasil, honraria destinada a pessoas de “Nobreza Moral e Intelectual que se destacam em suas áreas de atuação, demonstrando reconhecimento público e incentivando a excelência e a qualidade dessas lideranças”.
Seu trabalho, marcado pela dedicação, ética e compromisso com a inclusão, reforça valores essenciais que consolidam seu nome entre as grandes referências nacionais.

A premiação reconhece não apenas a atuação atual de Malu, mas todo o seu histórico de vida e profissionalismo. Mestre em Educação, ela possui graduação em Educação Artística, Pedagogia e Letras-Libras, além de especializações em Educação Especial, Alfabetização e Letramento, Tradução e Interpretação, Ensino de Libras, Psicopedagogia, entre outras áreas.
Com quase três décadas dedicadas à educação básica e superior, Malu construiu uma carreira pautada na promoção da paz por meio da inclusão social, equidade e acessibilidade para pessoas com deficiência. Sua atuação abrange diferentes setores – educacional, cultural, jurídico, empresarial e político –sempre guiada pelo compromisso ético e pela defesa do respeito, da igualdade e da paz social.
Além da atuação docente e acadêmica, Malu Silva é CEO do Centro Educacional de Idiomas Libras (ceiLibras), instituição reconhecida nacionalmente pela excelência na formação de profissionais, pela promoção da acessibilidade e pela contribuição para uma sociedade mais inclusiva e justa.
Sua liderança ética inspira equipes, alunos e parceiros, refletindo um trabalho sólido que transforma realidades e abre caminhos para um Brasil mais acessível. Malu também atua como professora intérprete de Libras na rede municipal de Atibaia, ampliando ainda mais seu impacto social.
Em contato com a reportagem do Jornal Em Dia Bragança, Malu afirmou:
“É uma luta constante a tentativa de levar acessibilidade às Pessoas com Deficiência na área de Libras e audiodescrição, para que elas tenham o direito de estarem em todos os espaços. Fico feliz por ver esse trabalho sendo reconhecido”.
***
0 Comentários