news-details
Redescobrindo

MIL FOLHAS DE MAÇÃ

Esta receita, bastante simples de fazer, foi sugestão do meu filho Basílio que me animou a testá-la e ajudou inclusive a fatiar as maçãs – o que é indispensável para um bom resultado.

Você pode escolher maçãs da variedade fuji ou gala, que são crocantes, suculentas e doces, sendo que a fuji tem uma casca mais firme, um pouco mais difícil para fatiar, mas, se estiver com o preço melhor, pode ser a opção ideal. Cuide para retirar as sementes ao fatiar.

O preparo lembra a famosa e antiga torta de preguiçosa, na qual se coloca os ingredientes secos misturados sobre a fruta, sendo que nesta usaremos a maisena (amido de milho), que dará mais leveza, e não terá ovos nem leite.

Precisa ter à mão o papel manteiga para colocar na assadeira tipo bolo inglês ou um pirex nas medidas indicadas para forrar a forma, que já estará untada de óleo, e, sobre ele, faremos a camada de mel onde ocorrerá a montagem das maçãs. Queremos que apareçam as camadas de maçã e, se for uma forma grande, precisa aumentar os ingredientes.

Pode ser servida sozinha, mas, se quiser acompanhar com uma bola de sorvete, ficará uma sobremesa sofisticada que ninguém vai imaginar ser tão simples de fazer.

MIL FOLHAS DE MAÇÃ

INGREDIENTES

 - 5 maçãs tipo gala ou fuji com casca, higienizadas e fatiadas finamente na faca ou com mandolim

 - Suco de um limão

 - 5 colheres (sopa) de amido de milho

 - 5 colheres (sopa) de açúcar refinado

 - 1 colher (sobremesa) de canela em pó

 - 5 colheres (sopa) de mel para besuntar a forma

        MODO DE PREPARO

Comece preparando a forma de bolo inglês de 23 x 9 cm., untando com óleo, forrando com papel manteiga e besuntando o fundo e laterais com o mel, e reserve.

         Fatie bem fininha as maçãs com a casca e vá espalhando numa tigela colocando suco de limão (sem exagerar) para que não escureçam tão rapidamente.

         Numa tigela, faça a mistura dos secos (açúcar, amido de milho e canela) e reserve.

         Comece a montagem colocando uma camada de maçã; com uma peneira, salpique a mistura dos secos e, de novo, outra camada de maçãs até terminar os ingredientes, sendo que deve finalizar com a mistura seca.

         Leve ao forno a 180ºC por cerca de 50 minutos e desenforme morno.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Até nosso próximo encontro!

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image