Foto: Divulgação
news-details
Geral

Motoristas podem consultar IPVA e licenciamento nos canais digitais do Poupatempo

Os motoristas que precisam consultar o valor e a data de vencimento do IPVA 2021 e acessar o licenciamento anual podem utilizar os serviços digitais do Poupatempo.

Em parceria com o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), o programa disponibilizou opções para facilitar a vida de quem quer licenciar o veículo antecipadamente, junto com o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), administrado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. O IPVA 2021 pode ser quitado em cota única, com desconto, ou parcelado, de acordo com o calendário de vencimento.

Na quinta-feira, 7, os proprietários de veículos registrados em São Paulo iniciaram o pagamento à vista (cota única) ou parcelado (primeira prestação) do IPVA 2021.  

CALENDÁRIO DE IPVA PARA AUTOMÓVEIS, CAMINHONETES, ÔNIBUS, MICRO-ÔNIBUS, MOTOS E SIMILARES

 

Mês 

Janeiro 

Fevereiro 

Março 

Parcela 

1ª Parcela ou Cota Única COM Desconto 

2ª Parcela ou Cota Única
SEM Desconto 

3ª Parcela 

Placa 

Dia do vencimento 

Dia do vencimento 

Dia do vencimento 

Final 1 

7/1 

9/2 

9/3 

Final 2 

8/1 

10/2 

10/3 

Final 3 

11/1 

11/2 

11/3 

Final 4 

12/1 

12/2 

12/3 

Final 5 

13/1 

18/2 

15/3 

Final 6 

14/1 

19/2 

16/3 

Final 7 

15/1 

22/2 

17/3 

Final 8 

18/1 

23/2 

18/3 

Final 9 

19/1 

24/2 

19/3 

Final 0 

20/1 

25/2 

22/3 

 

Com relação ao CRLV (certificado de registro e licenciamento de veículo), os usuários que não optarem pelo pagamento antecipado podem aguardar o calendário de vencimento anual, conforme o final da placa. Nas duas opções, o serviço pode ser solicitado pelo portal: www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. O pagamento para qualquer final de placa pode ser feito a partir do mês de abril e até o último dia útil do mês referente ao número final da placa. 

CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO PARA VEÍCULOS DE PASSAGEIROS, ÔNIBUS, REBOQUE E SEMIRREBOQUE 

PAGAMENTO

Para realizar os pagamentos das taxas de IPVA e licencia-mento, o cidadão deve informar o número do Renavam em terminais de autoatendimento, agências bancárias, internet banking ou casas lotéricas. Nesse processo, também será preciso quitar eventuais débitos vinculados ao veículo.

O licenciamento do veículo estará disponível para download e impressão na aba Licenciamento Digital no portal e no aplicativo do Poupa-tempo. O documento tem validade em todo o território nacional e poderá ser salvo no próprio celular ou impresso em casa, com impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única. Cabe salientar que a falta do CRLV dentro da validade é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

CRV DIGITAL

Atendendo a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), desde segunda-feira, 4, o Certificado de Registro de Veículo (CRV), antigo DUT, passou a ser emitido exclusivamente no formato eletrônico. O objetivo é unificar, em um mesmo documento, os dados de registro do veículo e do licenciamento, 100% digital, com praticidade e segurança ao cidadão.

SERVIÇOS ON-LINE

Desde o início da quarentena no estado de São Paulo, o Poupatempo vem expandindo a oferta dos serviços oferecidos de forma on-line, a fim de garantir mais conforto e segurança aos usuários. Atualmente, há 116 opções disponíveis no portal: www.poupatempo.sp.gov.br , app Poupatempo Digital e totens. Até o final de 2021, a meta é oferecer 180 serviços digitais. 

De maio a dezembro de 2020, o Poupatempo mais que dobrou a realização de serviços on-line. Foram 5,1 milhões de atendimentos digitais em comparação aos 2,3 milhões presenciais. 

Até abril do ano passado, o Poupatempo realizava cerca de 22 mil serviços on-line por mês. Com o lançamento do aplicativo Poupatempo Digital, em maio, o número de atendimentos mensais chegou a 213 mil.

Entre os serviços mais solicitados pelas plataformas do Poupatempo, estão os relacionados à CNH (Carteira Nacional de Habilitação), com 1,5 milhão de pedidos, e o licenciamento de veículos, com 1,1 milhão. 

ATENDIMENTO PRESENCIAL

Com a reabertura gradual das unidades, iniciada em agosto de 2020, foram priorizados os serviços que dependem da presença do cidadão, como a primeira via do RG, transferência interestadual e mudança na característica do veículo. Para isso, foram adotadas medidas de prevenção no combate ao coronavírus, como a redução da capacidade de atendimento e acesso aos postos mediante agendamento prévio, seguindo protocolos sanitários e as diretrizes do Plano São Paulo. 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image