Neste mês, entram em vigor novamente os prazos para renovação das Carteiras de Habilitação (CNHs) vencidas no ano passado em todo o Brasil. Em 2020, a obrigatoriedade de renovação havia sido suspensa pelo governo federal por conta da pandemia.
Em todo o estado de São Paulo, os motoristas podem buscar atendimento relacionado à CNH pela internet, no portal: www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo Poupatempo Digital. A renovação do documento é uma das 116 opções disponíveis atualmente nas plataformas digitais.
Conforme o cronograma definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o res-tabelecimento dos prazos para renovação da CNH, que inclui todos os condutores que tiveram habilitação vencida no ano passado, começou em 1º de janeiro de 2021, seguindo os meses de validade. Isto quer dizer que CNHs com data de validade de janeiro de 2020 poderão renovar até 31 de janeiro de 2021; para as vencidas em fevereiro de 2020, a renovação poderá ser feita até 28 de fevereiro de 2021; e assim, sucessivamente, até 31 de dezembro de 2021.
Podem renovar a CNH pela internet os motoristas com a habilitação A e B vencidas ou a 30 dias do vencimento. Para realizar o processo on-line, o condutor não pode ter qualquer tipo bloqueio no prontuário, como suspensão ou cassação.
Para solicitar o documento, basta acessar o portal ou o app do Poupatempo e selecionar a opção “Renovação de CNH”. Durante o processo, ainda é possível realizar adição ou mudança de categoria e incluir no documento o EAR, sigla para quem deseja exercer atividade remunerada.
Para renovação de CNHs das categorias C, D e E, antes de dar início ao procedimento, é preciso realizar o exame toxicológico. Nesse caso, depois de confirmar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema. Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH tem que passar pela avaliação psicológica, e será direcionado a um profissional credenciado.
Caso seja aprovado no (s) exame (s), o cidadão deve pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que lhe serão enviadas via e-mail para acessar sua CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O documento emitido pode ser entregue também em casa, pelos Correios, no endereço de cadastro do motorista junto ao Detran.SP.
0 Comentários