Fotos: Secom
news-details
Saúde

Município recebe 1º lote da CoronaVac e dá início à campanha de vacinação

2.360 doses chegaram a Bragança Paulista e serão destinadas a profissionais de saúde e idosos residentes em asilos

Nesta semana, a população de Bragança Paulista começou a respirar mais aliviada com a chegada de 2.360 doses da vacina do Instituto Butantan, a CoronaVac, na madrugada de quinta-feira, 21. Na manhã do mesmo dia, a vacinação teve início no município.

Em um primeiro momento, estão sendo imunizados os profissionais da saúde e também os idosos que residem em Instituições de Longa Permanência (ILP). A cidade tem cerca de 6.500 profissionais de saúde e 370 idosos que vivem nessas entidades.

O Jornal Em Dia conversou com a secretária municipal de Saúde, Marina de Oliveira, que explicou como se dará a primeira fase de imunização. “Nós vamos vacinar as pessoas que estão na linha de frente de atendimento às pessoas com sintomas de Covid-19, ou Covid-19 confirmada, ou seja, aqueles profissionais de saúde que trabalham em UTIs, em hospitais de campanha, atendendo as pessoas no pronto-socorro, tanto na Santa Casa como no Husf e nas UPAs. Também vacinaremos aqueles que estão nos quatro asilos da cidade”, explicou.

As 2.360 vacinas são referentes à primeira dosagem da CoronaVac. “A segunda dose já está reservada em depósito para recebermos na data certa”, disse Marina, frisando que espera que a vacinação ocorra no município “em tempo recorde”. De acordo com o Departamento Regional de Saúde VII de Campinas (DRS-VII), as doses chegarão semanalmente. “Esperamos que, na próxima semana venha mais um lote para contemplarmos o restante dos profissionais de saúde”, completou.

Os profissionais de saúde que atuam em unidades básicas de saúde ou hospitais serão imunizados nos próprios locais de trabalho. Todos os demais trabalhadores da área devem procurar a UBS mais próxima do seu local de trabalho ou residência, dentre as 29 que contam com sala de vacina no município, nos horários e datas a serem divulgados pela Secretaria de Saúde. Os idosos que vivem em asilos tomarão as doses nas próprias instituições.

OS PRIMEIROS VACINADOS

Os três primeiros cidadãos bragantinos imunizados foram profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia. Os escolhidos para representar esse momento foram um enfermeiro, uma médica e uma técnica de enfermagem. A solenidade foi realizada no Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici, no Lavapés, e acompanhada por representantes da Administração e imprensa.

O primeiro profissional imunizado foi o enfermeiro Tiago de Jesus Cunha Teleken, de 40 anos. Casado e pai de uma menina de dez meses, Tiago é pós-graduado em Urgência e Emergência e no Ensino em Saúde. Professor da Universidade São Francisco (USF), ingressou na Prefeitura de Bragança Paulista em 2015 e, atualmente, trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bom Jesus, na Hípica Jaguari.

Em seguida, quem recebeu a tão aguardada dose da vacina foi a médica Cláudia Maria Ferreira da Silva, de 53 anos. Mãe de duas filhas, está na Prefeitura de Bragança Paulista desde 2004, trabalhando atualmente na UPA Bom Jesus, unidade que atua exclusivamente no atendimento aos pacientes com sintomas da Covid-19. Mestre em Ciência na Área de Farmacologia, pela Unicamp, Cláudia também é professora da USF.

A terceira profissional imunizada em Bragança foi a técnica de enfermagem Marly Aparecida de Oliveira Sales, de 49 anos. Mãe de um filho, Marly está na Prefeitura desde 2012 e, atualmente, trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Mestre em Ciência na Área de Farmacologia pela Unicamp, Marly também é docente da USF.

MOMENTO É DE EMOÇÃO, DIZ SECRETÁRIA

Para a secretária Marina, que vem acompanhando de perto os desdobramentos da pandemia na cidade e inclusive já foi acometida pelo vírus, o momento é de grande emoção e representa uma esperança no combate à Covid-19. “No município, hoje temos 115 mortes [dados de 20/01], hoje nós estamos com 190% a mais de confirmados do que no mês de dezembro, se compararmos a confirmação por dia. Então é um momento histórico para nós”, declarou.

A gestora da pasta defendeu o uso e a eficácia da vacina, e recomendou que toda a população seja imunizada. “No final do ano, quando a gente pede coisas boas para o ano seguinte, eu e certamente todos os profissionais da área da saúde pedimos a vacina. Ela tem mais de 50% de eficácia, está ótimo! Podemos diminuir a gravidade, melhor ainda, porque hoje estou com as UTIs lotadas. Vacina é igual à vida, igual à vitória dos profissionais de saúde e de toda a população que está sendo acometida pela Covid-19. Todos devem tomar. Quando chegarem doses o suficiente, eu também vou tomar, não nesse primeiro lote, porque embora eu esteja junto com todo meu pessoal na linha de frente, tem gente que está mais na linha de frente ainda, então são para eles as primeiras doses”, ponderou.

Amauri Sodré também celebrou o início da vacinação do município. “Temos que enaltecer o estado, o governador João Doria que foi o primeiro que deu o pontapé e São Paulo recebeu a primeira vacina. Está de parabéns nossa Secretaria da Saúde e todas as pessoas envolvidas, nosso prefeito e o apoio indispensável do deputado Edmir Chedid”, falou.

CADASTRO PARA VACINAÇÃO

O governo de São Paulo lançou o site “Vacina Já” para a realização de pré-cadastramento para vacinação contra a Covid-19.

www.vacinaja.sp.gov.br/ foi desenvolvido com o intuito de agilizar a campanha de vacinação contra a o coronavírus no estado. Todas as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan podem fazer um pré-cadastro na página.

O pré-cadastro não é um agendamento: serve apenas para que a pessoa antecipe o seu cadastro, e ela será vacinada quando o seu grupo for contemplado, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

Quem não fizer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois ele não é obrigatório e a vacinação também será feita sem ele, sendo necessário apenas fazer o cadastro completo na unidade de vacinação.

Outras informações podem ser obtidas ligando para a Central de Atendimento ao Público (CAP): 0800 580 0678.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image