Foto: Arquivo
news-details
Saúde

Município tem Dia “D” de vacinação contra a febre amarela neste sábado

Em todo o estado de São Paulo, acontece, neste sábado, 28, o Dia “D” de vacinação contra a febre amarela. Em Bragança Paulista, o Posto de Saúde do Lavapés, “Dr. Lourenço Quilici”, estará aberto das 8h às 12h, a fim de oferecer a imunização. Vale lembrar que a dose é ofertada durante toda a semana na unidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O objetivo da campanha, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, é aumentar a cobertura de pessoas vacinadas contra a doença e facilitar a vida de quem não tem tempo de ir ao posto de saúde em dias úteis.

Segundo a pasta, cada município organizará a oferta da vacina nos postos de saúde conforme a necessidade e cobertura vacinal local. Desde o mês de junho, São Paulo iniciou uma campanha visando ampliar a cobertura para todo o estado, que atualmente é de 71,6%.

Até o dia 3 de junho, foram registrados 66 casos autóctones de febre amarela silvestre confirmados no estado, ou seja, situações em que as pessoas foram infectadas na cidade onde residem. Destes, 12 evoluíram para óbitos, um deles no município de Serra Negra.

De acordo com o Ministério da Saúde, todo o território já tem recomendação da vacinação contra a febre amarela, devido à circulação do vírus silvestre.

No entanto, alguns públicos não devem tomar a vacina: crianças menores de nove meses de idade; mulheres amamentando; crianças menores de seis meses de idade; pessoas com alergia grave ao ovo; pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350; pessoas em tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia; pessoas portadoras de doenças autoimunes e pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo). Em caso de dúvida, o ideal é consultar um médico.

Cada pessoa deve ser imunizada contra a doença uma única vez. Para receber a dose, é preciso estar munido de carteira de vacinação e documento pessoal. Para mais esclarecimentos, entre em contato com o posto de saúde do Lavapés, pelo telefone: (11) 4034-6550.

A FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image