Foto: Secom
news-details
Cultura

Museu Municipal é inserido no Cadastro Estadual de Museus de São Paulo

Nesta semana, o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Gtc Sisem-SP) notificou a Prefeitura que o Museu Municipal Oswaldo Russomano, de Bragança Paulista, foi inserido no Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP).

Com a adesão, o museu municipal poderá participar de diversas iniciativas realizadas pelo Sisem, dando a oportunidade de fortalecê-lo e qualificá-lo, assim como ampliar o relacionamento e troca de experiências com outros museus do estado de São Paulo.

O objetivo do cadastro estadual, que é uma ferramenta para gestão de políticas públicas, é estabelecer padrões de coleta, análise e produção de indicadores e informações sobre os museus paulistas, proporcionando uma base de informações sólida e consistente que pode orientar decisões estratégicas e o desenvolvimento eficaz do setor cultural.

SOBRE O MUSEU

O edifício foi construído em 1896 em estilo colonial e edificado com material de acabamento importado da Europa. O prédio histórico do Museu Municipal é um dos mais belos tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephac) de Bragança Paulista.

O espaço conserva a história da cidade a partir de seu acervo que conta com mais de 3 mil peças. Os artefatos, que vão desde objetos pessoais de grandes nomes do município a itens de grande valor histórico, como o banguê, mostram detalhes da época dos barões do café, dos constitucionalistas, da ocupação indígena do Guaripocaba, do período imperial, escravidão, Segunda Guerra Mundial, Revolução Constitucionalista de 32, assim como peças históricas, como uma espada da guarda de D. Pedro II, que chegou a passar por Bragança no século XIX e uma canoa de índios da região.

Além disso, também é possível explorar objetos da extinta Estrada de Ferro Bragantina, da arte-sacra, da música, da moda retrô, do universo doméstico, câmeras fotográficas, relógios, TVs e rádios de época, fotografias do acervo histórico e uma coleção de moedas e cédulas.

O museu está localizado na Rua Cel. João Leme, 520, no Centro, e os interessados em conhecer mais detalhes sobre Bragança Paulista podem visitar o espaço de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image