news-details
Política

Na 17ª Sessão Ordinária do ano, vereadores aprovam duas matérias

Nessa terça-feira, 28, a Câmara Municipal de Bragança Paulista aprovou dois projetos durante a 17ª Sessão Ordinária de 2024.

Em 2º turno, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 18/2024, que autoriza convênio entre a Prefeitura e o governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Segurança Pública, e reajusta a porcentagem da gratificação paga aos policiais militares e civis por desempenho de atividade delegada em Bragança Paulista.

Já o Projeto de Lei 31/2024 dispõe sobre denominação de bem público. De acordo com a proposta, o Sistema de Lazer 4, do loteamento Jardim São Miguel, receberá o nome de Lázara da Glória Leme Solis. A matéria também foi aprovada por todos os vereadores em plenário em turno único de tramitação.

O plenário ainda votou rito de urgência de projetos da mesa diretora da Câmara Municipal que entram na pauta de deliberações da Casa.

TRIBUNA LIVRE

Na Tribuna Livre, Ana Paula Miranda, que tem dois filhos autistas, falou sobre autismo e inclusão.  “Quando eu recebi o diagnóstico, eu passei por um processo que muitas famílias passam, que é o processo do desconhecido, de você não saber como brincar e interagir com a sua criança. Eu sempre trabalhei fora e quando chegava em casa não conseguia interagir com eles. Daí eu vi a necessidade de os pais, de as famílias serem educadas, terem preparo para lidar com essa situação. Nem sempre o profissional de saúde está preparado para lidar com o autismo tipo 3, tipo 2, que é um autismo que requer mais cuidados. Então eu vivi essa necessidade de interação com eles. A partir disso, eu fui estudar, fui fazer uma pós-graduação em ABA (método terapêutico para a aprendizagem e autonomia da criança), fui estudar psicomotricidade, psicopedagogia. A primeira vez que eu brinquei com os meus filhos, que eu mantive mais tempo brincando, foi em 2019. Eles foram diagnosticados em 2016. Eles começaram a verbalizar apenas aos 4 anos. Por isso, eu vi que é possível aprender e ainda dar assistência paras as famílias que não tiveram a oportunidade de estudar como eu tive”, relatou.

Em função de sua história de vida e da experiência com os filhos, Ana Paula questionou o que hoje existe de suporte e de apoio às famílias. “Muita gente diz que a criança autista é agressiva, se debate, mas é a forma dela de interação. Um grito de uma criança é uma comunicação. Que ferramentas eu estou dando para esta criança se comunicar comigo? Assim a gente vai começando a entender e essa família vai aprendendo a lidar, a ajudar, a compreender as necessidades dessa criança. Tudo isso é informação. Imaginem se todas as famílias tivessem acesso a psicoeducação”, concluiu.

PRÓXIMA SESSÃO

A Câmara Municipal de Bragança Paulista realiza a 18ª Sessão Ordinária do ano na terça-feira, 4, às 14h, no Plenário da Casa. A sessão pode ser acompanhada presencialmente, pelo site da Câmara (www.camarabp.sp.gov.br), no YouTube (www.youtube.com/camarabraganca) e no Face book (www.facebook.com/camarabragancapaulista).

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image