news-details
Palavras de Amor e Vida

NO EVANGELHO DOMINICAL

Evangelho de São João 6, 24-35 

18º domingo do Tempo Comum – Ano B – Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus em Cafarnaum. 25Quando o encontraram do outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade eu vos digo, estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”. 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. 30Eles perguntaram: “Que sinal realizas para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”. 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. – Palavra da Salvação. 

“Em verdade, em verdade eu vos digo, estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos”. Após o milagre da multiplicação dos pães, conforme o evangelho do 17º domingo do Tempo Comum, o povo vai atrás de Jesus e trava um diálogo com ele. Não entendeu nada da mensagem divina. Aquele povo procura Jesus, não pelo sinal realizado, mas porque comeu e ficou satisfeito. A multidão busca um líder para resolver o seu problema da fome. Não enxerga além de sua necessidade material. Não percebe que Jesus se revela na multiplicação dos pães como o Messias enviado pelo Pai. Nem percebe que o milagre realizado é “um convite para reconsiderar os motivos pelos quais procura a Cristo, pelos quais busca a Deus e pratica a religião” (F. Armellini – in Celebrando a Palavra). 

Então, Jesus adverte a multidão: “Esforçai-vos pelo alimento que permanece até a vida eterna”. É esse o alimento que Jesus nos dará. Aqui Ele está se referindo à Eucaristia que será instituída na quinta-feira santa. Do mesmo modo, a multiplicação dos pães é uma antevisão da multiplicação do corpo de Cristo que se dará, a partir de sua ressurreição, nas celebrações das missas pelos séculos sem fim. 

“A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. Para aquele povo materialista que pensa apenas nas necessidades imediatas, Jesus responde que é preciso ter fé no Filho do homem, isto é, nele, Jesus Cristo, filho de Deus. A multidão então pede uma prova: “Que sinal realizas para que possamos ver e crer em ti?”. Jesus se esforça para mostrar ao povo que o maná, lá no deserto, foi enviado por Deus e não por Moisés: “Em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. O maná foi o alimento que sustentou o povo judeu na travessia do deserto. Ao pedido do povo: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”, Jesus responde: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

Esta é a revelação feita a todos os povos: Jesus é o pão da vida. E este pão nós o recebemos na Eucaristia ou sagrada comunhão. A Eucaristia é o alimento que nos fortalece e dá coragem para enfrentar as dificuldades da vida diária. É o alimento que sustenta a fé e nos torna outro Cristo sempre que anunciamos a Palavra de Deus a nossos irmãos. Sejamos Pão da vida, da concórdia, da amizade, da justiça e da paz. 

A Eucaristia sustenta o povo de Deus na travessia pela Terra. 

Paulo Trujillo Moreno é professor, bacharel em direito, formado em Teologia para leigos e participante das Pastorais Familiar e Litúrgica.   

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image