news-details
Palavras de Amor e Vida

No evangelho dominical

Evangelho de São Marcos 13, 24-32 

33º domingo do Tempo Comum – Ano B – Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 24“Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer e a lua não brilhará mais, 25as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. 26Então vereis o Filho do homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus de uma extremidade à outra da terra. 28Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do homem está próximo, às portas. 30Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isso aconteça. 31O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu nem o Filho, mas somente o Pai”. – Palavra da salvação. 

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”. Estas palavras devem ser profundamente meditadas por todos os cristãos. O céu se refere ao firmamento que podemos observar durante o dia e durante a noite. A terra é o lugar onde vivemos e de onde tiramos o nosso sustento. Tudo vai passar. Não é definitivo, como muitos pensam e, por isso, desejam eternizar sua estadia aqui, com poder e opulência. Essas pessoas colocam toda sua esperança no trabalho, nas lutas e conquistas diárias, acumulando bens pela exploração de seu próximo, esquecendo-se das palavras de Deus, anunciadas pelos profetas e ratificadas por Jesus Cristo. O dia do acerto de contas chegará.

Jesus virá com poder e glória e, pelo esplendor de sua majestade divina, o sol, a lua e as estrelas ficarão ofuscados. Nesse dia, se instalará o Reino de Deus, o verdadeiro céu, onde todos gozarão da presença beatífica do Senhor, fonte da felicidade do ser humano ressuscitado, com um corpo novo e incorruptível. Deus será o centro para o qual convergirão tudo e todos, prestando contas do uso dos talentos que receberam. Então haverá justiça, mas não faltará a misericórdia do Pai. Justiça e misericórdia coexistirão num envolvente desdobramento de ação divina para oportunidade de salvação a todos, como bem formulou Hans Küng:“- Quem corre o perigo de passar despreocupadamente por cima de sua responsabilidade pessoal é alertado para a possibilidade de duplo desfecho: sua salvação não está garantida de antemão. - Mas quem corre o perigo de se desesperar por causa da infinita seriedade de sua própria responsabilidade pessoal é encorajado pela possível salvação de cada indivíduo: à misericórdia de Deus não são postas quaisquer barreiras”. (Renold J. Blank, in Escatologia da Pessoa, pag. 317). Para esta reunião, serão chamados todos, os anjos os convocarão dos quatro cantos da terra, o que nos revela, mais uma vez, que a passagem de Jesus por Israel abrangia a salvação de todos indistintamente e não apenas de um só povo. 

“Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu nem o Filho, mas somente o Pai”. O tempo é muito importante no nosso dia a dia. Vivemos presos a datas por causa de nossa atividade. Hora para levantar, entrar no trabalho e tantos outros horários. Vivemos limitados pelo ontem, hoje e amanhã. Para Deus não é assim. Para Deus não existe passado e futuro, o tempo é sempre presente. Nessa situação atemporal, o dia de nossa morte física é o dia do nosso julgamento, que, embora particular na dimensão de tempo em que vivemos, se torna universal na dimensão espiritual em que se realiza. Assim esclarece o professor Renold J. Blank, in Escatologia da Pessoa, pag. 316: “Não sabemos, pela contagem de tempo do homem, quando isso acontecerá. Mas, para o indivíduo, que na morte perde a sua ligação com o vetor tempo, tudo acontecerá no ‘momento após’ a sua morte. Esta é a conclusão lógica que decorre da suposição de que,‘após’ a morte, não existe mais tempo”

Paulo Trujillo Moreno é professor, bacharel em direito, formado em Teologia para leigos e participante das Pastorais Familiar e Litúrgica. 

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image