news-details
Palavras de Amor e Vida

NO EVANGELHO DOMINICAL

Evangelho de São Marcos 6, 7-13  

15º domingo do Tempo Comum – Ano B – Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!”. 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo. – Palavra da salvação.  

“Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros”. O trabalho de evangelizar é difícil. As pessoas não querem ouvir a Palavra de Deus porque aceitá-la gera compromisso com o Senhor. Jesus envia seus discípulos dois a dois porque está ensinando a viver em comunidade. Devemos caminhar juntos porque um serve de amparo ao outro, nas dificuldades encontradas pelo caminho. Jesus mesmo disse: “onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18, 19-20). Jesus sempre está junto com a comunidade que reza unida e em nome dele desenvolve as suas atividades. Além de enviá-los dois a dois, Jesus deu-lhes o poder sobre os espíritos impuros. Por espíritos impuros, devemos entender todas as coisas, situações e pessoas que possam atrapalhar e até mesmo impedir a nossa caminhada santa, tais como as doenças, a fome, o desemprego, a falta de moradia, a falta de escolas, publicações pornográficas e entes que enveredaram pelo caminho da criminalidade e desejam arrastar-nos também por esses desvios, além de muitos outros meios. Esses apóstolos têm o poder de afastar todo o mal de quem ouve e segue as palavras de Jesus. Não basta ouvir. É preciso observar, seguir o ensino do Mestre.  

“Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado”. A recomendação para que não levassem nada, indica que o profeta, pregador da Palavra de Deus, não precisa de bens com que se preocupar, porque ele deve estar unicamente ocupado com o anúncio da Palavra. Desapegado dos bens deste mundo, o apóstolo pode realmente viver, praticar e anunciar a verdadeira mensagem de Deus. Viver e praticar a Palavra são condições essenciais para se poder anunciar esta mesma Palavra a todos. E quem aceita e pratica a Palavra de Deus é abençoado. Contudo, existem os que não aceitam e não querem ouvir o anúncio da Verdade. Com estes, não se deve insistir, porque o ser humano foi criado livre e tem o poder de escolher, de optar sobre o que quer seguir e fazer. Da casa destes, o apóstolo não deve levar nada consigo, nem a própria poeira dos pés, para não ser contaminado com a sua ação negativa. Mas para aqueles que recebem e aceitam a Palavra de Deus, a graça e a bênção reinam em suas casas e todo o mal é afastado para longe. O cajado indica que a caminhada é longa. Ele servirá de instrumento da ação do Senhor, como aconteceu com Moisés na divisão do mar Vermelho (Ex 14,16) e ao fazer jorrar água da grande pedra (Ex 17,5). 

Seja, meu amigo, ungido com o óleo da Palavra de Deus. Quando a mensagem divina entra em nossa vida, é como chuva de bênçãos que alivia o sofrimento, acalma a dor, enche de esperança e prepara para enfrentar os percalços do caminho. Às vezes não somos poupados das dificuldades, mas sempre recebemos novas forças para enfrentá-las, na esperança de um novo amanhã. Deus nos fortalece nas adversidades e junto com Ele tudo se torna mais fácil, até os grandes enfrentamentos que sem Ele julgaríamos insolúveis. Deus tudo pode e como o apóstolo Paulo poderemos repetir: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fil 4,13). 

Faça a experiência do Senhor! Coloque-o em sua vida e viva melhor! 

Paulo Trujillo Moreno é professor, bacharel em direito, formado em Teologia para leigos e participante das Pastorais Familiar e Litúrgica.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image