Evangelho de São João 15, 9-17
6º domingo da Páscoa - Ano B – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. - Palavra da salvação.
“Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Desde o princípio da organização do povo judeu, o Senhor estabeleceu normas de conduta para que aquele povo se mantivesse fiel e pudesse viver em sociedade. Os primeiros mandamentos foram catalogados no monte Sinai e entregues a Moisés, formando o Decálogo (Ex 20, 1-21). Após, muitos outros foram acrescentados e ao tempo de Jesus já eram por volta de 613 mandamentos. Durante sua vida pública, em certa ocasião, Jesus os reduziu a seis preceitos (Mc 10,19) e em outra oportunidade sintetizou-os no amor a Deus e ao próximo (Mc 12, 19-31). Neste evangelho, “a medida do amor ao próximo já não é a indicada no Antigo Testamento: ‘como a ti mesmo’ (Lv 19, 18), mas ‘como eu vos amei’. E com essa expressão Jesus só pode referir-se ao amor supremo que ele manifestou na cruz. Este evangelho deve ser lido como o discurso que o Ressuscitado dirige hoje, do céu, para todos os seus discípulos” (F.Armellini). E por discípulos de Jesus deve-se entender desde a mais alta autoridade eclesiástica até ao mais humilde agente de pastoral das comunidades rurais.
“Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. (...) Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai”. Através do sacramento do batismo o ser humano se torna cristão e membro da Igreja, cuja cabeça é Jesus. Fazer parte da Igreja de Jesus é estar inserido em Jesus. Por isso toda vez que o cristão age bem, é Cristo que age através dele, assistindo os doentes, consolando os desolados, ajudando os pobres, enxugando as lágrimas dos que choram, anunciando a Palavra. Por essa presença viva, a vida se transforma, renascendo pela graça e pelo amor. “Jesus não apresenta o seu amor como um modelo a ser imitado, mas como uma vida que continua nos seus discípulos. A glória de Deus não aumenta quando nos prostramos, temerosos, diante da sua infinita majestade, mas sim, quando fazemos com que sua ternura esteja presente no mundo” (F.Armellini). A origem de tudo o que Jesus ensinou está no Pai, criador de todas as coisas, cuja presença no mundo será testemunhada, de agora em diante, pelos seguidores de Jesus, novo povo de Deus. Esta comunidade formada por amigos recebe a missão de difundir a fraternidade pelos quatro cantos do mundo. Nela cada um defende o interesse coletivo. Todos devem se tratar como irmãos e devem colaborar para a preservação do bem comum, orientados pelas bem-aventuranças. Não há lugar para aqueles que desejam apenas obter cargos de destaque e de comando.
“A comunidade cristã recebe a missão de dar ao mundo o sinal de uma sociedade nova, (...) que rejeita a violência e o domínio, na qual os bens são partilhados, na qual os humildes ocupam as atenções de todos, na qual ninguém se sente marginalizado ou desprezado” (F. Armellini).
O amor de Cristo é dirigido a todos, o amor do cristão também deve ser dirigido a todos.
*Paulo Trujillo Moreno, professor, bacharel em direito, formado em Teologia para leigos e participa das Pastorais Familiar e Litúrgica.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários