Desde a última terça-feira, 20, o estado de São Paulo está emitindo o novo modelo de carteira de identidade, que, entre outras mudanças, tem dimensão reduzida e novos dispositivos a fim de aumentar a segurança contra falsificação.
O novo modelo também permite que a pessoa inclua informações de outros documentos, como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP, além de dados como indicativos de necessidades especiais e tipo sanguíneo. A nova versão do RG também possibilita a inserção de indicativos de pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental e motora, além de autismo e síndrome de down.
O cidadão poderá, ainda, optar por colocar o seu nome social no documento, sem a necessidade de alteração do registro civil. Para aumentar a segurança, o novo modelo conta com um QR Code que serve para garantir a autenticidade do documento.
Apesar dos novos parâmetros, a versão antiga da carteira de identidade continua em vigor, mas quem vai tirar o RG pela primeira vez ou precisa de uma segunda via do documento já terá acesso ao novo modelo.
A emissão é feita pela Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP), por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD/DIPOL), da Polícia Civil. O serviço está disponível em todos os postos do Poupatempo e requer agendamento prévio pelo site: https://www.poupatempo.sp.gov.br/. A primeira via do documento é gratuita. Caso seja necessário obter a segunda via do documento, a taxa é de R$ 39,80.
0 Comentários