O que a vida espera de nós

Releia o título acima. Repense... Você acha mesmo que a vida espera algo de nós?

Sabe, após 31 anos vividos, eu chego à conclusão de que a vida não espera. A vida urge. Urge em ser vivida todo dia e todo dia de forma plena. Não, ela não nos cobra nada, como resoluções urgentes ou contratos ou compromissos. Ela nada exige, ela apenas passa. E o que fazemos durante esse breve intervalo é o que conta.

Não imagine você que ela é uma amante possessiva ou uma professora ranzinza, não. Ela é uma vadia no sentido mais próprio da palavra, uma criatura amoral.

E ainda há quem a viva em função do outro, como se o outro fosse responsável por seu sucesso ou fracasso, sua felicidade ou morbidez.

Acho mesmo que quando o Altíssimo nos presenteou com a vida, não estava nos propondo que ela fosse um eterno estado de dependência do outro, mas nos dotou de qualidades e capacidades de sermos, por nós mesmos, felizes. Não, não estou eu aqui afirmando que Ele nos delegou à solidão, só estou constatando que, aquele que não é feliz sozinho não pode fazer outra pessoa feliz, até porque o fardo da responsabilidade por fazer o outro feliz, já nos tornaria infelizes.

E acho também que a vida foi feita pra sonhar. Quem não tem sonhos, morre um pouco todo dia, porque permite-se ficar estagnado na realidade. E convenhamos, a realidade é um lugar um tanto quanto hostil, ao menos para as almas mais livres.

Acho que Ele nos criou para a liberdade de sonhar. Talvez essa vida aqui não passe mesmo de um sonho. E, um dia, quando acordarmos dele, nos restará apenas duas opções: a sensação gostosa e reconfortante de ter sonhado um sonho lindo, daqueles que dá vontade de voltar a dormir pra tentar reviver, ou o desconforto e a angústia de ter vivido um pesadelo, a aflição do grito que, em vão demos, porque nos pesadelos nunca somos ouvidos.

Daí minha constante reflexão sobre como tenho vivido. O que tenho permitido fazer parte desse meu breve sonho. Como tem sido minha participação nos sonhos do meu próximo...

Com que semblante irei despertar desse sonho um dia?

A vida, que nada espera, passa. Passa diante dos olhos famintos das crianças, diante dos passos lentos do ancião, diante da beleza da moça e do horror da guerra. A vida passa... é tudo que sei.

E às vezes, é preciso mudar o rumo, inovar nas rotas, reconduzindo-nos a Ele e à nossa própria essência. Afinal, viver não é nada além de uma busca constante por quem somos.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image