Fotos: Secom
news-details
Geral

Obras de reestruturação da ponte da Rua Peru são finalizadas e entregues à população

A Prefeitura de Bragança Paulista reabriu oficialmente, na manhã desta sexta-feira, 4, a Ponte da Rua Peru, importante ligação viária da região central da cidade, especialmente no acesso ao Terminal Rodoviário Urbano. A entrega da obra foi realizada em solenidade com a presença de autoridades municipais, e o tráfego de veículos foi liberado por volta das 11h.

A obra foi executada em conjunto pelas Secretarias Municipais de Obras e de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, responsável pela nova sinalização viária.

Segundo o prefeito Edmir Chedid, a ponte era uma das prioridades da atual gestão. “Quando assumi em janeiro, determinei foco total em duas obras fundamentais: a da Rua Felipe Siqueira, que entregamos em maio, e a da Rua Peru, que hoje devolvemos à população. A solução tecnológica que encontramos permitiu uma execução mais rápida e segura. O maior desafio foi resolver a burocracia herdada”, afirmou.

A vice-prefeita Gislene Bueno destacou o comprometimento da administração com a população. “Desde o início do ano, temos trabalhado intensamente para resolver essa obra, que é crucial para a cidade. É uma demonstração clara de respeito ao cidadão bragantino”, declarou.

O novo projeto substituiu a antiga estrutura composta por 13 vigas pré-moldadas por um sistema pré-fabricado mais moderno e eficiente. A ponte agora conta com apoio em neoprene – um polímero sintético de alta resistência, utilizado para amortecer vibrações e movimentos gerados pelo tráfego intenso, garantindo mais durabilidade e segurança.

O secretário municipal de Obras, Marcus Ivonica, explicou que a nova metodologia permitiu acelerar a execução. “A obra ficou mais de um ano parada com a empresa anterior. Agora, em dois meses, a nova contratada finalizou os trabalhos. Também ampliamos o acesso para pedestres, com a construção de nova calçada”.

A estrutura modernizada também proporcionará maior vazão ao córrego sob a ponte, uma vez que as novas peças ocupam menos espaço do que as antigas. Com isso, melhora-se a drenagem e previnem-se alagamentos em períodos de chuvas intensas.

A obra foi executada pela empresa Verdebianco Engenharia Eireli, chamada após a rescisão contratual com a empresa vencedora da licitação original, que foi penalizada por não cumprir o cronograma previsto. A troca de empresa foi necessária após a constatação de problemas estruturais graves na ponte, incluindo o deslocamento das placas de concreto que sustentavam a via, conhecido tecnicamente como "recalque". Caso não fosse corrigido, o problema poderia causar colapso na estrutura, colocando em risco a segurança de motoristas, pedestres e o fluxo de transporte coletivo.

Durante a cerimônia de entrega, estiveram presentes o prefeito Edmir Chedid, a vice-prefeita Gislene Bueno, o secretário de Obras Marcus Ivonica, o secretário de Mobilidade Urbana Dorival Francisco Bertin, além dos vereadores Jota Malon, Bruno Leme, Camila Marino, Ismael Brasilino, Rafael de Oliveira e Soninha da Saúde, entre outros secretários municipais.

As travessas da antiga estrutura, que ainda apresentam boas condições, serão reformadas e reaproveitadas em futuras obras de mobilidade urbana.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image