Outubro Rosa: campanha de prevenção contra o câncer de mama começa com ato público

Na última quinta-feira, 1º, teve início em todo o país a Campanha Outubro Rosa, que visa a conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Bragança Paulista, várias instituições se uniram e fizeram, na Praça Raul Leme, um ato público a fim de chamar a atenção para a campanha.

Balões cor de rosa foram espalhados pela Praça Raul Leme com a finalidade de chamar a atenção da população para o combate ao câncer de mama e de colo de útero. A ação foi realizada por meio de parceria entre a ABCC (Associação Bragantina de Combate ao Câncer), a Prefeitura e a organização social ABBC (Associação Brasileira de Beneficência Comunitária).

Na semana de 19 a 23 de outubro, a campanha será intensificada no município com ações de conscientização da população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é a maior causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais. E o diagnóstico tardio é a principal causa para esse quadro.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que a forma mais eficaz para diagnóstico precoce do câncer de mama é a mamografia e que as mulheres que têm entre 40 e 69 anos precisam realizar o exame mesmo que não encontrem alterações.

Ainda de acordo com o instituto, mulheres que tiveram a primeira menstruação antes dos 12 anos, a menopausa após os 50 anos e a primeira gravidez após os 30 anos ou não tiveram filhos, têm mais risco de desenvolver o câncer de mama.

O Inca também aponta que mulheres com parentes de primeiro grau, como mãe ou irmãs, que tiveram a doença diagnosticada antes dos 50 anos, têm maior risco de desenvolver a doença.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image