Público comparece em bom número a atividades da Semana da Diversidade Sexual

Neste domingo, 15, acontece, ainda, a Parada Gay

 

Entre os dias 9 e 12 dessa semana, foram realizadas diversas atividades dentro da programação da 8ª Semana da Diversidade Sexual, organizada pelo Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais em parceria com o Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) de Bragança Paulista.

No Museu Oswaldo Russomano, foram realizadas diversas palestras, que contaram com bom público.

Iniciando a semana, na segunda-feira, 9, o bate-papo foi com o médico José Ribamar Borges Mendes. Mendes é formado em medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e possui especialização em infectologia pelo Instituto Emílio Ribas. Com o tema Dialogando Saúde no Universo LGBT, Mendes falou sobre a dificuldade que o público LGBT ainda sofre nos serviços de saúde em decorrência do preconceito; das dificuldades enfrentadas dentro do Congresso para aprovar projetos de leis que garantam direitos desse público e do preconceito de parte da sociedade em achar que a prevenção de DSTs é somente responsabilidade do público LGBT. Para ele, a prevenção deve existir para todos, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero.

A terça-feira, 11, foi dedicada ao audiovisual. Foi exibido o filme Tatuagem, que conta a história do romance entre um soldado de 18 anos e um dono de cabaré anarquista em pleno regime militar, no ano de 1978.

Já na quarta-feira, 12, foi a vez do pesquisador e doutor Thiago Teixeira Sabatine. Thiago é bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Ciência Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Atualmente, é técnico em Educação para a Diversidade Sexual e de Gênero na Coordenadoria de Gestão Básica da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Dentro do tema Gênero e Sexualidade no Contexto da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Thiago abordou assuntos como a legislação que dá respaldo legal para os direitos dos LGBT, uso do nome social, planejamento da secretaria para o público LGBT, material didático criado pelo órgão e a questão da identidade de gênero.

E, por fim, na quinta-feira, 19, houve roda de conversa com os advogados Tacílio Silva e Edna Barbieri. Tacílio é formado pela Faculdade de Direito do Sul de Minas e professor universitário. Edna é formada pela Universidade São Francisco (USF). Ambos defendem causas de direitos humanos, incluindo as do público LGBT. Foram abordados os direitos constitucionais que todas as pessoas, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero, possuem e quais os mecanismos podem ser acionados frente a uma situação em que seus direitos não são garantidos.

Ao longo da semana, os encontros tiveram boa participação de público, reunindo cerca de 150 pessoas entre público LGBT, profissionais e simpatizantes.

PARADA DO ORGULHO GAY

A Semana da Diversidade Sexual se encerra neste domingo, 15, com a IX Parada do Orgulho Gay.

A concentração ocorrerá a partir das 14h na Travessa Riachuelo e a saída está prevista para as 16h, quando o público passará pela Avenida José Gomes da Rocha Leal e Avenida dos Imigrantes com destino à Concha Acústica, onde ocorrerá um show com drag queens.

A apresentação será feita por Priscila Drag.

INTERDIÇÕES

A Prefeitura informou que uma equipe de agentes de trânsito irá acompanhar o trajeto da Parada Gay para liberar o trânsito.

Já nas proximidades da Concha Acústica, algumas vias serão interditadas nos seguintes cruzamentos: Rua João Franco com a Rua Mário Russo; Rua Paraíso com a Rua São Marcos; Rua Peru com a Avenida Juscelino Kubitschek; Praça Manoel Theodoro com a Avenida São Lourenço; Avenida Juscelino Kubitschek com a Avenida Coronel Daniel Peluso; Avenida dos Imigrantes com a Avenida Coronel Daniel Peluso; Avenida São Lourenço com a Rua Gilberto Augusto Mendes; Avenida dos Imigrantes com a Avenida Juscelino Kubistchek. A Rua João Franco, Avenida Juscelino Kubitschek e Avenida Giuseppe Magrini também estarão interditadas.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image