news-details
Saúde

Paciente que faleceu ontem não tinha suspeita de coronavírus, diz Secretária de Saúde

Em coletiva de imprensa online realizada na manhã desta segunda-feira, 24, a secretária de Saúde, Marina Oliveira, esclareceu que na manhã de ontem uma mulher de 59 anos faleceu em decorrência de influenza, e não tinha suspeita de ter Covid-19, como circulou informações nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Ela aproveitou a oportunidade para pedir que a população busque informação apenas em canais de comunicação oficiais da Prefeitura e nos veículos de imprensa.

Até o momento, Bragança Paulista continua com 32 casos notificados com suspeita de coronavírus, sendo 27 aguardando resultados dos exames laboratoriais emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz e outros 5 casos descartados. Não há prazo para envio dos laudos das amostras.

Questionada sobre o motivo pelo qual a Secretaria de Saúde parou de informar o histórico de atendimento dos pacientes nos boletins oficiais, ela respondeu que “apenas à família interessa onde o familiar está internado”.

Para reforçar a população sobre a importância de ficar em casa durante a quarentena, um avião vai sobrevoar o município informando sobre a necessidade de se recolher. Na mensagem, pede para a população não estocar alimentos e colaborar ficando em casa. "É um momento de sacrifício, ou tomamos consciência de que precisamos nos recolher ou o alastramento dessa doença vai afetar a todos nós", disse a Secretária.

Por enquanto a Prefeitura ainda não definiu um plano de ação para alocar mais pacientes caso os serviços de saúde não comportem a demanda de pessoas com a suspeita da doença. A questão está sendo avaliada e planejada e deverá ser divulgada nos próximos dias pelo Gabinete criado para lidar com a pandemia.

Marina pediu que as pessoas parem de comprar máscaras sem necessidade, visto que a Prefeitura está com dificuldade de abastecer as unidades de saúde, o material é essencial para o trabalho dos funcionários da pasta. "A máscara é para quem está com sintomas gripais ou com suspeita da doença, pedimos a colaboração das pessoas neste momento de evitar andar nas ruas de máscara sem necessidade".

Vacinação contra a gripe - Ontem (23/03) as doses de vacinação contra a gripe acabaram. No total, 7.100 doses foram aplicadas. O Ministério da Saúde já havia previsto que os lotes enviados não seriam suficientes e que devido o adiantamento da camapanha mais doses estão sendo fabricadas. Bragança Paulista receberá novo lote ainda nesta terça-feira, 24, para prosseguir com a vacinação amanhã, quarta-feira.

A Secretária informou ainda que as Unidades de Saúde vão adotar estratégias para vacinar idosos acamados.

Velório Municipal - Reforçou a questão de que apenas o núcleo familiar deve ir ao velório municipal neste momento. Para óbito de pacientes com a suspeita da doença o caixão deve ser lacrado e não há velório.

Kits de teste - Na tarde de ontem o Governo do Estado de São Paulo anunciou 2 mil exames para detectar a doença em parcerias com laboratórios da Universidade de São Paulo, no entanto não há previsão de quando a parceria beneficiará o município.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image