A pandemia do coronavírus fez com que a maioria das famílias mudassem até os hábitos mais simples da rotina caseira, como o de ir até a padaria comprar o pão fresquinho.
Por conta disso, até o início deste ano, o que mais víamos em postagens nas redes sociais eram fornadas de pães, compartilhamento de receitas de pão, desde as básicas e tradicionais, até as rápidas, com a massa preparada no liquidificador.
Aqui em casa, testei várias receitas de pão. Destaco o famoso pão das dez dobras, que foi interessante fazer, demandou tempo e paciência, uma panela de ferro com tampa para ir ao forno e o resultado, segundo minha mãe Adair, que acompanhou todo o processo numa manhã inteira para o preparo, e que é adepta das receitas mais rápidas e sem complicações, não valeu tanto desgaste e atenção para um resultado final sem grandes surpresas no sabor e textura do pão.
A receita de hoje é um pãozinho para lanches que é de simples preparo e resulta numa saborosa sugestão para o final de tarde. É um pãozinho que leva cebola na massa (o que já faz dele muito gostoso mesmo sem recheio) e, junto, tem a receita de um recheio de calabresa, deixando-o muito melhor.
O rendimento é de cerca de 35 pãezinhos, que podem ser guardados em saco plástico ou lata para serem consumidos depois. A quantidade que rende o recheio é suficiente para rechear quase todos os pães, visto que, como deixamos a tigela para cada um se servir, varia muito a quantia de recheio que cada um vai consumir.

Para o pão:
- 2 copos de 200 ml (tipo requeijão) de leite morno
- 1 copo (medida) de óleo
- 1 cebola sem casca média em pedaços
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de margarina
- 60g de fermento biológico fresco (ou 2 envelopes do desidratado)
Cerca de 1,200 quilo de farinha de trigo
Coloque no copo do liquidificador os ingredientes, exceto a farinha de trigo. Depois de bem batido, despeje o líquido numa vasilha funda e vá juntando a farinha até formar uma massa que não grude nas mãos (depende do tamanho dos ovos e da farinha, um pouco mais ou menos). Deixe a massa descansar enquanto prepara o recheio, cerca de uns 30 minutos.
Depois da massa crescida, pegue porções dela e faça pequenas bolas (menores que uma de tênis) e coloque em assadeira untada com óleo e farinha. Deixe crescer novamente cobrindo as assadeiras com pano, por uns 40 minutos. Pincele gema e leve assar.
Para o recheio de calabresa:
- 1 gomo de linguiça calabresa defumada (cerca de 300 gramas)
- 1 lata ou embalagem de molho pronto (tipo pomarola)
- Cheiro verde a gosto picado
- 1 copo (200g) de requeijão
Tire a pele, rale (ou triture) a linguiça e reserve. Numa panela, coloque 1 colher (sopa) de óleo e coloque para fritar um pouco a linguiça. Junte o molho de tomate e deixe ferver até engrossar, coloque o cheiro verde, misture e desligue. Junte ao final o requeijão e sirva com os pãezinhos.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários