news-details
Espaço Católico

Pai Nosso – A oração que Jesus ensinou

"Santificado seja o vosso Nome”

Somente Deus santifica, isto é, torna santo algo, algum lugar ou alguém. O orante ao dizer “Santificado seja o vosso Nome” expressa o desejo de que todos reconheçam a santidade de Deus. Ao reconhecer Deus como santo, o homem é conduzido a Ele para servi-lo com cantos e louvores de adoração e, ainda, em orações que fazem pedindo sua bênção e proteção para superar as dificuldades diárias. Pedir-lhe que seu nome seja santificado nos envolve na “decisão prévia que lhe aprouve tomar” (Ef 1,9) para “sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor” (Ef 1,4; cf CIC 2807).

Na água do Batismo, fomos “lavados, santificados, justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus” (1Cor 6,11). Durante toda nossa vida, nosso Pai “nos chama à santidade” (1Ts 4,7). E, já que é “por ele que vós sois em Cristo Jesus, que se tornou para nós santificação” (1Cor 1,30), contribui para sua Glória e para nossa vida o fato de seu nome ser santificado em nós e por nós. Essa é a urgência de nosso primeiro pedido (CIC 2813).

Depende de nossa vida e de nossa oração que o nome de Deus seja santificado entre as nações. Levar vida correta e orar sempre são testemunhos que podemos dar de vida cristã. São Pedro Crisólogo disse: “Rezamos, portanto, para merecer ter em nossas almas tanta santidade quanto é santo o Nome de nosso Deus”. Tertuliano, Or. 3, deixou-nos: “Quando dizemos ‘santificado seja o vosso Nome’, pedimos que ele seja santificado em nós que estamos nele, mas também nos outros que a graça de Deus ainda aguarda, a fim de conformar-nos ao preceito que nos obriga a ‘rezar por todos’, mesmo por nossos inimigos. É por isso que não dizemos expressamente: vosso Nome seja santificado ‘em nós’, porque pedimos que ele seja santificado em todos os homens” (cf CIC 2814).

Jesus pede em sua oração sacerdotal: “Pai santo, guarda em teu Nome os que me deste” (Jo 17,11; cf CIC 2815).
(Continua)

Paulo Trujillo Moreno
Pastoral Familiar e Litúrgica da Paróquia São Benedito

Notas:
Ef – Carta aos Efésios
CIC – Catecismo da Igreja Católica
1Cor – 1ª Carta aos Coríntios
Ts – Carta aos Tessalonicenses
Jo – Evangelho de São João

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image