Foto: Divulgação
news-details
Saúde

País bate meta de vacinação contra o sarampo na primeira fase da campanha

Em Bragança Paulista, mais de 96% do público-alvo foi imunizado

No dia 25 de outubro, se encerrou a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que teve como objetivo imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos, que são mais suscetíveis às complicações da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil atingiu a meta de vacinação de sarampo de 2019 com 95% de cobertura vacinal em crianças de um ano. 14 estados superaram o índice de 95% das crianças vacinadas; outros 12 estados e o Distrito Federal ainda precisam buscar a meta para evitar a doença.

Os estados que atingiram a meta de vacinação são: Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Sul, Tocantins, Goiás, São Paulo e Paraíba. Em relação aos municípios, 34,5% (1.923) precisam reforçar os esforços para atender a meta de vacinação.

Nos últimos 90 dias, foram 5.660 casos confirmados de sarampo no país. 19 estados estão na lista de transmissão ativa da doença e 90,5% dos casos confirmados estão concentrados no estado de São Paulo.

Em Bragança Paulista, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 2.152 crianças já receberam a primeira dose da tríplice viral, o que corresponde a 96,74% da população total dessa faixa etária. Na cidade, até essa sexta-feira, 1º, havia 78 notificações da doença, 13 casos confirmados, 17 descartados e 48 em análise.

SEGUNDA ETAPA DE VACINAÇÃO

Neste mês, acontece a segunda etapa da campanha, entre os dias 18 e 30, voltada a adultos de 20 a 29 anos de idade que não estão com a caderneta de vacinação em dia. O Dia ‘D’ de mobilização será feito no dia 30 em postos de saúde de todo o país.

A vacinação é seletiva, ou seja, ocorre mediante avaliação da necessidade conforme dados da carteirinha.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image