Evangelho de São Marcos, 1, 29-39
5º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Naquele tempo 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu, e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios. – Palavra da salvação.
“A sogra de Simão estava de cama, com febre...”. Jesus liberta as pessoas. Saindo da sinagoga, Ele vai para a casa de Simão e André. Representado pela febre, lá está o mal que tolhe as ações das pessoas e as prende em leito de dor. A sogra de Simão está com febre e de cama. Ao saber da doença da mulher, Jesus se aproximou dela, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Levantar-se aqui não é apenas um ato físico, significa ressuscitar, libertar. A febre desapareceu imediatamente. Jesus é aquele que liberta as pessoas de todo o mal. Livre da doença, a sogra de Simão começou a servi-los. Receber Jesus em casa ou em seu coração livra as pessoas de todo o mal. E assim, livres, devem servir o Senhor e também os irmãos, porque o Senhor veio para ensinar a fazer o que Ele faz. Essa será a missão do discípulo.
“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto”. Jesus nos ensina com o seu exemplo. A oração é o elo de união entre Deus Pai e Deus Filho. A oração é também o elo de união entre o ser humano e Deus, porque todos são seus filhos. Por meio dela cada um se comunica e se coloca em contato direto com Deus. Jesus mostra quando e como deve ser a oração. A expressão “de madrugada” indica que é o começo do dia. A oração deve ser elevada a Deus logo no começo do dia. A primeira coisa que o ser humano deve fazer é orar a Deus, agradecendo pelo que tem e pedindo tudo de que necessita.
“De madrugada” indica também um espaço de tempo. O tempo da mudança. Já não é noite escura e ainda não é dia. Neste momento, em toda a natureza, se estabelece um tempo de silêncio e atenção. Diferente da escuridão da noite, em que cada um estava escondido, agora todos começam a ser visualizados. Neste ambiente de meia luz e também num lugar deserto é que Jesus reza. Tudo isso mostra e define como se deve proceder em oração. O momento da oração é o tempo em que se conversa com Deus. Deve ser único. No silêncio. Para que o ser humano consiga abandonar a dimensão terrena e se elevar para uma dimensão espiritual, entrando em contacto diretamente com Deus. A fé deve conduzir cada um e transformar esse momento de oração em comunhão perfeita com Ele. Neste instante sua vida se transforma e cada um se torna realmente filho do amor de Deus. O seu espírito, seu corpo e sua mente em Deus e Deus com você, esta é a ocasião maravilhosa em que a graça acontece e você recebe o milagre diretamente das mãos de Deus. Se você precisa da intervenção divina, então ore com fé e recolhimento, longe de todo barulho, observando o exemplo de Jesus.
Jesus também participava da oração comunitária na sinagoga. Juntamente com todo o povo, elevava louvores ao Senhor com cânticos e leitura da Palavra. A oração individual não dispensa a oração comunitária na igreja, onde se deve dar testemunho de fé para fortalecer a fé de outros irmãos. Todo cristão deve seguir o exemplo de Jesus.
Paulo Trujillo Moreno é professor, bacharel em direito, formado em Teologia para leigos e participante das Pastorais Familiar e Litúrgica.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários