Sempre tive a certeza de que trocar receitas é uma das melhores maneiras de se comunicar e de fazer amizade. Num mundo corrido e tecnológico, as pessoas acabam se fechando nas telas e esquecem a riqueza que é a conversa presencial.
E a escola é um dos locais onde mais exercito o convívio social, pois tenho a oportunidade de conhecer pessoas e um pouco da rotina delas (eu aprecio escutar histórias).
É o caso da minha recente colega do trabalho, a jovem Mirela, que entrou este ano na nossa equipe escolar e, além de professora, é mãe, esposa, dona de casa e ainda se divide nos afazeres de um segundo emprego no contraturno escolar. Como sempre chegamos à escola com tempo sobrando, é o momento em que, junto com as pendências da escola, nos conhecemos um pouco mais.
Aproveitando o recente feriado, Mirela me trouxe um pão caseiro fofinho e saboroso. E como é de praxe, pedi a ela a receita – que é simples e barata – para testar e trazer aos leitores.
Como todo pão, necessita do tempo de fermentação para crescer e,por isso,precisamos, ao menos, de umas três horas para que o processo finalize e tenhamos os pães assados e fresquinhos. E vale a pena! Usei o tempo após o jantar e preparei a massa; enquanto estava na televisão foi acontecendo a primeira fermentação, moldei os pães e de novo deixei crescer.Cerca de uns 35 minutos depois, a casa estava perfumada pelo cheirinho de pão.
Ficou bem parecido ao pão que minha sogra fazia – gostinho de nostalgia!
PÃO CASEIRO DA MIRELA

- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) ou 10 g – um envelope – de fermento biológico seco para pão
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 5 colheres (sopa) de óleo
Misture esses ingredientes numa tigela grande e coloque:
- 2 copos (240ml cada = 480 ml) de água morna
Dissolva bem o fermento e junte aos poucos, mexendo com colher:
- 4 copos e meio (700 g) de farinha de trigo
Trabalhe a massa com as mãos para agregar bem a farinha. Se necessário, unte a mão com um pouco de óleo ou junte um pouquinho de farinha. Amasse a massa sovando um pouco para ajudar afermentar. Forme uma bola, volte na tigela e cubra com um pano grosso.
Deixe a massa crescer por uma hora. Depois, divida-a em duas partes, dê uma rápida amassada novamente, estique cada uma formando um retângulo e enrole como rocambole para formar o pão. Coloque em assadeira untada com óleo e farinha de trigo. Deixe descansar novamente por uns 40 minutos cobrindo a assadeira com o pano grosso para ajudar no crescimento.
Pincele gema sobre os pães e leve assar em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 a 35 minutos.
Até nosso próximo encontro!

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas,
escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários