Nessa sexta-feira, 28, foi realizada em Bragança Paulista a terceira edição do Papo Sério de Jovens, evento que ocorreu no Napa (Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno) com a participação de centenas de pessoas.
O Jornal Em Dia esteve no local e conversou com Ana Maria Cerqueira, presidente da Comissão Organizadora do Papo Sério e presidente da Comenor (Associação Companheiros do Menor de Bragança Paulista), e com Simone Aparecida Pinheiro de Souza Bueno, secretária da Comissão Organizadora do Papo Sério.
Ana Maria disse que 485 jovens fizeram a inscrição e compareceram ao 3º Papo Sério. “No período da manhã, eles puderam conversar, bater um papo sério mesmo e à tarde puderam debater alguns temas que eles desenvolveram e apresentaram para o público. Esse dia foi muito proveitoso para eles”, apontou.
Simone destacou que como esta foi a terceira edição do evento, há algumas solicitações que foram feitas nas edições anteriores e ainda não foram conquistadas, por isso, alguns jovens demonstraram frustração. Além disso, ela destacou que antes do Papo Sério, os jovens não tinham voz e agora têm. “A gente conseguiu sim alguns avanços, a parceria é de muito bom proveito”, avaliou.
Conforme explicou a presidente da Comissão Organizadora do Papo Sério, após o encerramento do evento, será elaborado um relatório com todas as reivindicações e apontamentos feitos pelos jovens, com o objetivo de que a sociedade saiba o que eles estão querendo. O documento seguirá então para as autoridades competentes e órgãos de imprensa, a fim de que seja analisada a possibilidade de atendimento. “Eles têm que participar das políticas públicas, têm que reivindicar, pedir e ver se essas políticas públicas trazem mais efeito para eles. Porque o jovem não tem voz e aqui damos plena voz para eles discutirem e reivindicarem o que eles querem”, contou Ana Maria.
Simone acrescentou que a intenção é entregar o relatório do 3º Papo Sério a todos os candidatos das Eleições de 2016 para que eles atendam, por meio de seus planos de governo, as demandas da juventude bragantina.
Ana Maria e Simone ainda ressaltaram a necessidade de a sociedade pensar no adolescente não como o futuro, mas como o presente.
HISTÓRICO
O Papo Sério surgiu em 2013, quando a primeira edição foi realizada a partir da articulação entre equipamentos de medidas socioeducativas em meio aberto, como o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e a Comenor.
Dentre as conquistas alcançadas nesses últimos anos, estão: a moção apresentada e contemplada na 5ª Conferência Municipal de Saúde e incluída no Plano Municipal de Saúde 2015-2019, que descentraliza as atividades oferecidas no Espaço do Adolescente. Após esta medida, todas as unidades de saúde do município deverão oferecer tais serviços; alteração da Lei Orgânica do município, garantindo o direito de maiores de 16 anos fazerem uso da Tribuna Livre em sessões da Câmara Municipal, mediante autorização dos pais ou responsável; e a Lei 4451/2014, que incluiu o Papo Sério de Jovens no Calendário de Eventos do município.
Além de Ana Maria e Simone, a Comissão Organizadora do evento é composta pela diretora da Fundação Casa, Elisângela Martins, e pelo secretário municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Marcos Roberto dos Santos.
0 Comentários